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Stress da criança em idade pré-escolar em contexto de urgência :
| dc.contributor.advisor | Vinagre, Maria da Graça | |
| dc.contributor.author | Damião, Marta Alexandra dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2020-04-29T13:26:48Z | |
| dc.date.available | 2020-04-29T13:26:48Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | Nos primeiros anos de vida, as crianças são, por vezes, confrontadas com a experiência de hospitalização devido à sua vulnerabilidade e consequente desenvolvimento de doenças. Este processo de doença associado ao internamento pode gerar situações de stress e de ansiedade na criança em idade pré-escolar e na sua família. Habitualmente no momento da admissão hospitalar, em contexto de urgência, a abordagem dos profissionais pode constituir para a criança e família uma situação geradora de stress. Com a adoção de intervenções de enfermagem adequadas, é possível criar um ambiente de confiança, permitindo a diminuição da ansiedade, dos medos e das dúvidas, quer da criança, quer da sua família. Particularmente nas crianças em idade pré-escolar, é importante perceber quais os principais stressores e situações geradoras de stress na criança em contexto de urgência para que a intervenção de enfermagem seja direcionada no sentido de minimizar esse mesmo stress, constituindo um importante foco de atenção para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Considerando o exposto, foi este o tema que deu corpo ao projeto tendo-se definido dois objetivos gerais: Desenvolver competências de Enfermeiro Especialista no cuidado à criança, ao adolescente e família nas várias etapas do desenvolvimento e em diferentes contextos de prática; e desenvolver competências com foco na minimização do stress em crianças em idade pré-escolar em contexto de urgência. Ao longo deste relatório foi realizada uma análise critica e reflexiva das atividades e competências desenvolvidas, tendo por base o Modelo de Sistemas de Betty Neuman bem como a Filosofia de Cuidados Centrados na Família e a de Cuidados Não Traumáticos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202470105 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/32091 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
| dc.subject | Criança | pt_PT |
| dc.subject | Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Stress | pt_PT |
| dc.title | Stress da criança em idade pré-escolar em contexto de urgência : | pt_PT |
| dc.title.alternative | foco de atenção do enfermeiro especialista | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |
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