Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Coro do 3ºB da escola da Fonte Santa: estudo sobre aprendizagens musicais e dinâmicas escolares desenvolvidas numa turma de 3º ano do 1º ciclo em contexto de coro em sala de aula

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

No âmbito deste trabalho foram desenvolvidas práticas corais numa turma do 3º ano, com o principal objetivo de estudar os efeitos da prática coral, das suas técnicas e da sua valorização nas dinâmicas e aprendizagens desenvolvidas dentro da sala de aula. Neste contexto, foi realizado um projeto educativo onde os alunos, no decorrer do 1º período de aulas, aprenderam e montaram reportório, tendo posteriormente apresentado publicamente à comunidade interna da escola, um concerto de Natal, constituído por três canções, três delas em uníssono e uma cantada a duas vozes. Desta forma, foram aplicadas e desenvolvidas todas as técnicas vocais e corais, através de um treino regular e de conceitos aprendidos e assimilados durante as aulas. Foram abordados e desenvolvidos conceitos de canto em conjunto, processos de aprendizagem, técnicas de afinação, de controlo de respiração, de colocação de voz, de respeito coral, entre outros. Como forma de estudar as aprendizagens e dinâmicas escolares num coro de turma, foram elaborados e distribuídos aos alunos questionários e realizaram-se entrevistas aos mesmos. Procedeu-se também à captação audiovisual de todas as sessões, que foram posteriormente analisadas, com a ajuda de um perito, como forma de avaliar e registar numa grelha de avaliação a evolução do empenho e trabalho dos alunos. Conclui-se que este projecto teve uma aceitação muito positiva por parte dos alunos, bem como pela escola, tendo tido também todo o apoio do estabelecimento de ensino para possíveis projetos futuros.

Description

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Keywords

Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

CC License