Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
772.55 KB | Adobe PDF | |||
2.74 MB | Unknown | |||
15.98 MB | WAV | |||
19.49 MB | WAV | |||
17.23 MB | WAV |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito deste trabalho foram desenvolvidas práticas corais numa turma do 3º ano, com o principal objetivo de estudar os efeitos da prática coral, das suas técnicas e da sua valorização nas dinâmicas e aprendizagens desenvolvidas dentro da sala de aula.
Neste contexto, foi realizado um projeto educativo onde os alunos, no decorrer do 1º período de aulas, aprenderam e montaram reportório, tendo posteriormente apresentado publicamente à comunidade interna da escola, um concerto de Natal, constituído por três canções, três delas em uníssono e uma cantada a duas vozes. Desta forma, foram aplicadas e desenvolvidas todas as técnicas vocais e corais, através de um treino regular e de conceitos aprendidos e assimilados durante as aulas.
Foram abordados e desenvolvidos conceitos de canto em conjunto, processos de aprendizagem, técnicas de afinação, de controlo de respiração, de colocação de voz, de respeito coral, entre outros.
Como forma de estudar as aprendizagens e dinâmicas escolares num coro de turma, foram elaborados e distribuídos aos alunos questionários e realizaram-se entrevistas aos mesmos.
Procedeu-se também à captação audiovisual de todas as sessões, que foram posteriormente analisadas, com a ajuda de um perito, como forma de avaliar e registar numa grelha de avaliação a evolução do empenho e trabalho dos alunos.
Conclui-se que este projecto teve uma aceitação muito positiva por parte dos alunos, bem como pela escola, tendo tido também todo o apoio do estabelecimento de ensino para possíveis projetos futuros.
Description
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Keywords
Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal