Repository logo
 
Publication

Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional em contexto de ensino superior politécnico

dc.contributor.authorPereira, Henrique Lopes
dc.contributor.authorCarvalho, António Luís
dc.date.accessioned2020-09-15T15:10:54Z
dc.date.available2020-09-15T15:10:54Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo é sustentado numa investigação que teve como objetivo construir um modelo explicativo da relação das competências de gestão da qualidade. Estudaram-se as competências transversais, as coletivas, as essenciais e os conhecimentos fundamentais. Identificaram-se as dimensões subjacentes e sua diferenciação entre as características sociodemográficas, compreendendo o seu contributo para a aprendizagem organizacional. O estudo foi desenvolvido com sujeitos docentes e não docentes de instituições de Ensino Superior Politécnico, tendo por base uma metodologia de análise empírica das perceções dos sujeitos, seguida do estudo da validade dos instrumentos de medida e das relações entre os diferentes conceitos em análise. Através dos resultados, demonstra- se que o contexto organizacional é um campo de excelência de aprendizagem individual e coletiva e que as dimensões das competências se relacionam entre si, dando sentido ao conceito de aprendizagem organizacional. Com base nas relações estabelecidas entre os conceitos identificaram-se quatro novos conceitos: Gestão da Qualidade e Aprendizagem Organizacional; Gestão da Qualidade e Aprendizagem pela Gestão; Gestão da Qualidade e Aprendizagem Coletiva; Gestão da Qualidade e Aprendizagem Individual e o modo como se articulam os diferentes níveis de aprendizagem com o tipo de competências estudadas em contexto de gestão da qualidade.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to produce an explicative model of the relationship between the competences of quality management. Transversal, collective and essential competencies were studied, as well as the fundamental knowledge. Additionally, the underlying dimensions were identified and also their differentiation from the socio-demographic characteristics, while understanding their contribution for the organizational learning. The investigation was developed using an empirical methodology of the perception of teachers and staff of Polytechnic Institutions, followed by the validation of the measuring instruments and the relation among the different studied concepts. Through the results, it was possible demonstrate that the organizational context is of the outmost importance for individual and collective learning. It was also concluded that the various dimensions of the competences of quality management are correlated. Based on the relations established among the studied concepts, identified other four new concepts: Quality Management and Organizational Learning; Quality Management and Learning through Management; Quality Management and Collective Learning and finally Quality Management and Individual Learning. It was also verified how the different learning levels are articulated with the studied competencies in the context of quality management.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRevista Lusófona de Educação 27 (2014): 59-74pt_PT
dc.identifier.issn1645-7250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33311
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/656pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectGestão da qualidadept_PT
dc.subjectaprendizagem organizacionalpt_PT
dc.titleDas competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional em contexto de ensino superior politécnicopt_PT
dc.title.alternativeFrom quality management competencies to organizational learning in the context of higher educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage74pt_PT
oaire.citation.issue27pt_PT
oaire.citation.startPage59pt_PT
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume27pt_PT
person.familyNameRODRIGUES FARIA DE CARVALHO
person.givenNameANTÓNIO LUÍS
person.identifierhttps://scholar.google.pt/cita
person.identifier.ciencia-id7C11-F99E-FD10
person.identifier.orcid0000-0003-1017-4787
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf8960c07-d76d-4301-8634-600912cc32c0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf8960c07-d76d-4301-8634-600912cc32c0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rev_Lusófona_Edu_2014.pdf
Size:
126.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format