Repository logo
 
Publication

A apresentação de produções e o desenvolvimento de competências de comunicação de crianças

dc.contributor.advisorPessoa, Ana Maria
dc.contributor.authorCosta, Andreia da Silva
dc.date.accessioned2016-01-20T10:12:51Z
dc.date.available2016-01-20T10:12:51Z
dc.date.issued2015-12
dc.date.submitted2016-01
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido no âmbito do curso Mestrado em Ensino Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico, sobre uma investigação decorrida no contexto onde realizei o estágio. O estágio decorreu num estabelecimento de ensino público no 1º Ciclo do Ensino Básico numa sala de 4º ano de escolaridade com alunos de idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos de idade. Este projeto tem como temática o estudo da intencionalidade pedagógica da Apresentação de Produções e o desenvolvimento de competências de comunicação das crianças. Este trabalho tem como suporte a Investigação Qualitativa, considerando o paradigma interpretativo e pretende apresentar e analisar as informações recolhidas no contexto educativo do 1º Ciclo, mais propriamente no 4º ano de escolaridade, assim como a intervenção desenvolvida por mim. Os instrumentos e procedimentos de recolha de informação utilizados no contexto são a observação participante, entrevistas realizadas às crianças e ao professor cooperante e a análise documental do projeto curricular de estabelecimento.pt_PT
dc.description.abstractThis study was developed as part of the Master course in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education on an elapsed research in the context where I performed the stage. The stage took place in a public educational institution in the 1st cycle of basic education in a 4th grade classroom as students aged between 9 and 13 years old. This project has as its theme the study of the pedagogical intention Productions presentation and the development of communication skills of children. This work is supported by the Qualitative Research, considering the interpretative paradigm and aims to present and analyze the information gathered in the educational context of the 1st cycle, more specifically in the 4th grade, as well as intervention developed by me. Instruments and data collection procedures used in the context are participant observation, interviews the children and the teacher cooperative and documentary analysis of the curricular project of establishment.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.identifier.tid201561115
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10994
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectApresentação de produções no 1º ciclopt_PT
dc.subjectComunicação em sala de aulapt_PT
dc.subjectPedagogia diferenciadapt_PT
dc.subjectProductions presentation in the 1st cycleen
dc.subjectCommunication in classroomen
dc.subjectDifferentiated pedagogyen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA apresentação de produções e o desenvolvimento de competências de comunicação de criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Final de Estagio (versao definitiva) Andreia Costa.pdf
Size:
1.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: