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A Condução Autónoma: desafios emergentes para o patrulhamento rodoviário
datacite.subject.fos | Condução Autónoma | pt_PT |
dc.contributor.advisor | C. Romão L. Bandeira, Ana Maria | |
dc.contributor.author | ALVES PASCOAL, JOÃO PEDRO | |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T14:33:37Z | |
dc.date.available | 2019-11-13T14:33:37Z | |
dc.date.issued | 2019-09-30 | |
dc.date.submitted | 2019-11-11 | |
dc.description.abstract | O Trabalho de Investigação Aplicada, desenvolvido adiante e subordinado ao tema “A Condução Autónoma: desafios emergentes para o patrulhamento rodoviário”, tem como objetivo perceber de que forma irão os sistemas de condução autónoma mudar o paradigma do patrulhamento rodoviário. Para desenvolver esta investigação, foi utilizado o método hipotético-dedutivo, levantando-se assim hipóteses de investigação que serão posteriormente verificadas e com o objetivo final de responder à pergunta de partida, criada no início desta investigação. A investigação divide-se em duas partes, nomeadamente a Parte I – Enquadramento Teórico e a Parte II – Prática. Na primeira parte, apresentam-se as noções teóricas sobre o assunto em investigação, por forma a compreendê-lo melhor. Na segunda parte, expõem-se os métodos e procedimentos utilizados, a análise e discussão dos resultados e as conclusões. Conclui-se que a chegada da condução autónoma em total funcionamento ainda demorará, no entanto devemos precaver a sua vinda pois não há previsões de quando ocorra. É percetível que a legislação nacional ainda não se encontra minimamente preparada para albergar este tipo de sistemas e que o devemos fazer o mais rapidamente possível porque para a simples realização de testes são necessárias essas alterações legislativas. A condução autónoma apresenta-se como um desafio ao patrulhamento rodoviário e como um desafio à segurança desde logo por ser algo novo e estranho, e para o qual não há preparação e treino. Depois, porque é percetível que os sistemas de condução autónoma podem ser facilmente acedidos por um indivíduo com más intenções e que se as forças de segurança não estiverem preparadas para agir, essas intenções poderão transformar-se em situações delicadas e de ataques graves à segurança nacional. Por outro lado, também se concorda que a condução autónoma trará vantagens na segurança e será um pilar fundamental no almejo de menos acidentes de viação nas estradas e consequentemente menos vítimas mortais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202289320 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/30149 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Condução Autónoma; Patrulhamento Rodoviário; Guarda Nacional Republicana; Desafios ao Patrulhamento. | pt_PT |
dc.title | A Condução Autónoma: desafios emergentes para o patrulhamento rodoviário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Academia Militar |
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