Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Resistência a fármacos antifúngicos por Candida e abordagem terapêutica

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Artigo_TNascimento_2017_01.pdf662.25 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

As espécies do género Candida caracterizam-se pelo seu carácter oportunista, podendo desencadear diversas infecções nomeadamente em hospedeiros imunocomprometidos. A emergência de infecções por espécies não-albicans, associadas a elevadas taxas de morbilidade e mortalidade, deve-se em grande parte aos mecanismos de resistência, intrínsecos ou adquiridos, que estas espécies possuem aos antifúngicos convencionalmente utilizados, sendo fundamental a sua compreensão para o desenvolvimento de abordagens terapêuticas eficazes. O diagnóstico e terapêutica das candidoses constituem um verdadeiro desafio, devendo instituir-se tratamento o mais rapidamente possível. No entanto, se por um lado a utilização empírica de agentes antifúngicos se correlaciona com o incremento da resistência de Candida aos mesmos, os testes de susceptibilidade aos antifúngicos funcionam como auxiliares para uma terapêutica direccionada, estando-lhe inerente uma diminuição no desenvolvimento de espécies resistentes.

Descrição

Este artigo da Rev Port Farmacoter rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras Derivadas (by-nc-nd)’.

Palavras-chave

Antifúngicos/uso terapêutico Candida Farmacorresistência Fúngica Infecções Fúngicas Invasivas

Contexto Educativo

Citação

Vieira, F., & Nascimento, T. (1). Resistência a Fármacos Antifúngicos por Candida e Abordagem Terapêutica. Revista Portuguesa De Farmacoterapia, 9(3), 29-36. https://doi.org/10.25756/rpf.v9i3.158

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Formifarma

Métricas Alternativas