Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A infografia e os seus princípios

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório.pdf29.38 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A infografia é um objecto da comunicação que deriva dos termos info, de informação e grafia, de imagem. Desde sempre os conceitos info e grafia estiveram interligados aos parâmetros da função e da forma que a infografia pode encaminhar, tornando as opções e escolhas de cada infografista complexas e mais ainda determinantes tendo em vista sempre a singularidade de cada leitor dentro do seu público-alvo. A necessidade de transmitir informação complexa, desorganizada e sem estrutura de uma forma que o leitor compreenda obriga a que a infografia seja criada baseando- -se na máxima da clarificação da mensagem divulgada, onde o leitor (receptor da mensagem) tem assim acesso à percepção da mensagem no seu total com o mínimo de perdas. Para se alcançar a máxima de transmitir informação valiosa e interessante ao leitor é necessário obter conhecimentos sobre os princípios da própria comunicação, base elementar na partilha de conhecimentos entre indivíduos, além da necessidade de compreender os processos cognitivos do público-alvo. Neste relatório exponho um apanhado de teorias e conceitos sobre esses princípios anteriormente mencionados e métodos e formas de comunicar informação através da utilização da infografia. A conexão da leitura e estudo com a realização do estágio, ainda mais a consulta da opinião de outros profissionais, resultaram na obtenção de uma maior profundidade de saber correspondente ao meio sectorial da infografia.

Description

Keywords

Infografia Informação Comunicação Jornalismo visual Género jornalístico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Tomar

CC License