Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
29.38 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
A infografia é um objecto da comunicação que deriva dos termos info, de informação
e grafia, de imagem. Desde sempre os conceitos info e grafia estiveram interligados
aos parâmetros da função e da forma que a infografia pode encaminhar, tornando
as opções e escolhas de cada infografista complexas e mais ainda determinantes
tendo em vista sempre a singularidade de cada leitor dentro do seu público-alvo. A
necessidade de transmitir informação complexa, desorganizada e sem estrutura de
uma forma que o leitor compreenda obriga a que a infografia seja criada baseando-
-se na máxima da clarificação da mensagem divulgada, onde o leitor (receptor da
mensagem) tem assim acesso à percepção da mensagem no seu total com o mínimo
de perdas.
Para se alcançar a máxima de transmitir informação valiosa e interessante ao
leitor é necessário obter conhecimentos sobre os princípios da própria comunicação,
base elementar na partilha de conhecimentos entre indivíduos, além da necessidade
de compreender os processos cognitivos do público-alvo. Neste relatório exponho
um apanhado de teorias e conceitos sobre esses princípios anteriormente mencionados
e métodos e formas de comunicar informação através da utilização da infografia.
A conexão da leitura e estudo com a realização do estágio, ainda mais a consulta da
opinião de outros profissionais, resultaram na obtenção de uma maior profundidade
de saber correspondente ao meio sectorial da infografia.
Description
Keywords
Infografia Informação Comunicação Jornalismo visual Género jornalístico
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Tomar