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O potencial de um website para as PMEs

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Na última década tem existido uma preocupação tanto do Sistema de Informação (SI) como dos pesquisadores de marketing relativamente a forma de medir a qualidade de um website. No entanto, a qualidade é difícil de definir e medir e, mais importante, é difícil medir o seu impacto sobre o utilizador final. Entre as muitas pesquisas que li, o modelo webqual-uk foi o mais referido por autores como sendo o mais apropriado e eficaz para medir a qualidade dos websites. A abordagem do webqual-uk permite avaliar a qualidade de um website a partir da perspectiva do utilizador. Este modelo utiliza três grandes dimensões, a qualidade da informação, a usabilidade e a qualidade da interacção do serviço, feita partir do marketing, e-commerce e do Sistema de Informação (SI). Posto isto, o objectivo deste trabalho é, com base no webqual-uk, averiguar se a qualidade percebida difere entre duas culturas (portuguesa e brasileira) para o mesmo website. Sendo que este está no sector automóvel, nomeadamente o de preparação e peças automóveis. O instrumento utilizado foi um questionário online e os resultados foram relatados e analisados posteriormente. Uma das conclusões deste estudo é que a qualidade percepcionada difere entre nacionalidades e diferentes nacionalidades dão diferentes graus de importância ás perguntas mais prioritárias, quando avaliam a qualidade de um website.
In the last decade there has been a concern of both the Information System (IS) and marketing researchers regarding how to measure the quality of a website. However, quality is difficult to define and measure, and most important, is difficult to measure its impact on the end user. Among the many studies I read, the webqual-uk model was the most mentioned by the authors as being the most appropriate and effective way to measure the quality of websites. The approach allows webqual-uk assess the quality of a website from the user perspective. This model uses three large, information quality, usability and quality of service interaction, taken from marketing, e-commerce and the Information System (IS). That said, the aim of this work is based on WebQual-uk, check that the perceived quality differs between two cultures (Portuguese and Brazilian) to the same website. Being that this website are in the automotive sector, including the preparation and car parts. The instrument used was an online questionnaire and the results were reported and analyzed later. One of the conclusions of this study is that the perceived quality differs between nationalities and different nationalities give different degrees of importance to the most priority questions when evaluating the quality of a website.

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Internet Qualidade Websites Webqual-uk

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