Repository logo
 
Publication

Avaliação preliminar sobre a inteligência emocional de professores de ciências em formação continuada [Preliminary assessment of the emotional intelligence of science teachers in continuous training]

dc.contributor.authorSolino, E.en_US
dc.contributor.authorMiranda, S. C.en_US
dc.contributor.authorValente, S. N.en_US
dc.date.accessioned2025-12-02T09:48:44Z
dc.date.available2025-12-02T09:48:44Z
dc.date.issued2023en_US
dc.date.updated2025-11-30T19:51:07Z
dc.description.abstractInteligência Emocional é uma variável psicológica essencial aos professores. Distintos estudos indicam que os professores que apresentam mais inteligência emocional vivenciam menos situações de estresse. Assim, este estudo teve por objetivo analisar os níveis de inteligência emocional e de stress percebido em professores. Participaram 18 professores de Ciências da Educação Básica (Midade= 40,1; DP=7,0) que são ingressantes no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Goiás. Foram aplicados os instrumentos: Escala de inteligência emocional e a Escala de stress percebido para avaliar as percepções dos professores relativamente a estes constructos. Através da análise estatística, usando o programa SPSS, os resultados indicaram que os professores pontuam mais na dimensão avaliação das próprias emoções, e que percepcionam o stress como de nível baixo. Com base nos resultados é sugerido o desenvolvimento de ações de intervenção voltadas ao engrandecimento da inteligência emocional dos professores com foco na regulação das emoçõespor
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.isbn978-85-61702-70-0en_US
dc.identifier.slugcv-prod-3398583
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/60137
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherRevista ENPECen_US
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectemoções
dc.subjectestresse
dc.subjectprofessores
dc.titleAvaliação preliminar sobre a inteligência emocional de professores de ciências em formação continuada [Preliminary assessment of the emotional intelligence of science teachers in continuous training]en_US
dc.typeconference paperen_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilen_US
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
rcaap.cv.cienciaidC217-EC15-E83A | Maria Sabina Madureira Nunes Valente
rcaap.rightsopenAccessen_US

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1102_TB340_08032023103856.pdf
Size:
380.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.89 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections