| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 380.49 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Inteligência Emocional é uma variável psicológica essencial aos professores. Distintos estudos
indicam que os professores que apresentam mais inteligência emocional vivenciam menos
situações de estresse. Assim, este estudo teve por objetivo analisar os níveis de inteligência
emocional e de stress percebido em professores. Participaram 18 professores de Ciências da
Educação Básica (Midade= 40,1; DP=7,0) que são ingressantes no Mestrado Profissional em
Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Goiás. Foram aplicados os instrumentos:
Escala de inteligência emocional e a Escala de stress percebido para avaliar as percepções dos
professores relativamente a estes constructos. Através da análise estatística, usando o programa
SPSS, os resultados indicaram que os professores pontuam mais na dimensão avaliação das
próprias emoções, e que percepcionam o stress como de nível baixo. Com base nos resultados
é sugerido o desenvolvimento de ações de intervenção voltadas ao engrandecimento da
inteligência emocional dos professores com foco na regulação das emoções
Description
Keywords
emoções estresse professores
