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Abstract(s)
A hospitalização de uma criança é acompanhada por experiências emocionais marcantes para os seus protagonistas. A admissão num ambiente desconhecido, a alteração do quotidiano de vida e a privação de contacto com os seus contextos de referência, implica o confronto com variados stressores, que conduzem a múltiplas reações e estratégias de coping vividos pela criança/família, podendo esta experiência influenciar negativamente o seu crescimento e desenvolvimento harmonioso.
A vivência de um evento emocional crítico na vida de um ser humano vulnerável impõe aos enfermeiros uma mobilização de recursos, estratégias e competências emocionais no processo de cuidar desta criança e sua família. A intervenção do enfermeiro deve contribuir para que esta vivência seja menos angustiante, minimizando os fatores de stress e facilitando os recursos e habilidades emocionais individuais para lidar com os mesmos.
O objeto de estudo deste percurso formativo é o cliente pediátrico com necessidade de cirurgia, e através deste relatório pretende-se demonstrar o percurso formativo experienciado no contexto dos estágios através de uma análise crítica pessoal e profissional, e integrando uma reflexão das aprendizagens e competências adquiridas.
Mobilizando a teoria das transições de Meleis e tendo em conta as vivências emocionais do cliente pediátrico e família perante um momento de transição, foram articulados durante este percurso os referenciais teóricos e de evidência científica centrados na temática do trabalho emocional, da preparação para a cirurgia e dos cuidados centrados na família, procurando desenvolver competências do enfermeiro especialista em enfermagem da saúde da criança e do jovem.
Para o desenvolvimento do conhecimento e aquisição das competências preconizadas, foram mobilizadas atividades e reflexões ao longo dos estágios de aprendizagem, estando sempre presente um modelo de reflexão focado na prática da enfermagem baseada na evidência.
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Keywords
Enfermagem pediatrica Cirurgia Emoções Hospitalização
