Repository logo
 
Publication

As marcas próprias de moda das influenciadoras digitais no instagram: a perspetiva dos seguidores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Fernando
dc.contributor.authorSilva, Márcia Alexandra Santos da
dc.date.accessioned2024-01-09T11:45:31Z
dc.date.available2024-01-09T11:45:31Z
dc.date.issued2023-11-02
dc.description.abstractNo mundo digital e nas redes sociais, todos têm oportunidades para serem criadores, influenciadores e empreendedores. Os influenciadores digitais destacam-se, usando o marketing de influência e o personal branding a seu favor. O Instagram é vital para construir suas marcas pessoais, envolvendo os utilizadores com uma narrativa visual atrativa. Porém, apenas ter um espaço de comunicação não basta; os influenciadores precisam de se destacar e diferenciar neste meio. Para os influenciadores, é fundamental construir uma marca pessoal para conquistar a confiança de outras marcas. Atualmente é possível perceber que algumas influenciadoras digitais apostaram nas suas marcas pessoais ao ponto de surgir uma nova oportunidade - a criação de suas próprias marcas de moda. Este documento possui uma análise das marcas próprias lançadas por influenciadores digitais portugueses no Instagram, com o objetivo de compreender as perceções dos seus seguidores. Utilizando uma abordagem qualitativa, observamos as marcas próprias e entrevistamos os seguidores comuns entre as marcas pessoais e as marcas próprias de quatro influenciadoras digitais portuguesas. Identificamos que o sucesso dessas marcas está ligado à conexão emocional entre influenciadores e seguidores, resultando em perceções positivas. Esta conexão emocional entre as influenciadoras e os seus seguidores impulsiona o apoio e identificação com estas marcas. Através dessa conexão, as marcas próprias estabelecem-se como uma extensão natural das marcas pessoais das influenciadoras, entregando uma proposta de valor tangível aos seguidores. No entanto, nem todos os seguidores se convertem em clientes. Os resultados oferecem insights sobre a dinâmica entre marcas pessoais e as marcas próprias, assim como o poder dos influenciadores sobre as suas comunidades. Esta pesquisa é valiosa para profissionais de marketing, criadores de conteúdo e pesquisadores interessados no marketing de influência e nas marcas pessoais no ambiente digital.pt_PT
dc.identifier.tid203438060pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48752
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing influênciapt_PT
dc.subjectPersonal brandingpt_PT
dc.subjectInfluenciadoras digitaispt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.titleAs marcas próprias de moda das influenciadoras digitais no instagram: a perspetiva dos seguidorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
marcia_silva.pdf
Size:
1.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: