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Intensidade das aulas de educação física:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorPacheco, Frederico
dc.date.accessioned2023-07-25T14:57:37Z
dc.date.available2023-07-25T14:57:37Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.description.abstractO presente trabalho constituiu o relatório final do Estágio Pedagógico, efetivado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, ministrado pelo Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. Este relatório final encontra-se dividido em quatro áreas: Área I - Profissional, Social e Ética; Área II - Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem – Planeamento, Ensino e Avaliação; Área III - Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV - Desenvolvimento Profissional. Nesta última área, tivemos como objetivo analisar se a intensidade das aulas de Educação Física, utilizando acelerometria, comprovam as diretrizes definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e se existem diferenças de intensidade entre uma turma do segundo ciclo (5º ano com 24 alunos, 9 do género feminino e 15 do masculino) e outra do ensino secundário(10º ano 27 alunos, 12 do género feminino e 15 do masculino). A intensidade da atividade física foi realizada através de acelerómetros (ActiGraph wGT3X + BT). As aulas analisadas tiveram a duração de 50 minutos. Os resultados demonstraram a existência de diferenças estatisticamente significativas na intensidade das aulas entre os alunos do 2º ciclo e o Secundário, apenas no género masculino, nas intensidades sedentária a vigorosa. Vários autores atestam uma diferença de intensidade entre ciclos no género masculino na modalidade futebol (Silva et al., 2016; Hernández- Hernández et al., 2019; Lopes et al., 2019). Assim, confirma-se parcialmente os resultados de estudos que encontraram diferenças de intensidade entre ciclos. Relativamente à intensidade das aulas de Educação Física, esta foi superior a cinquenta por cento em Atividade Física de Moderada a Vigorosa (AFMV), registando valores a partir de 79% em AFMV, corroborando as diretrizes da OMS, que recomenda que as aulas de Educação Física promovam pelo menos 50% de AFMV para contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças crónicas (WHO, 2020). O professor desempenha um papel fundamental no planeamento das atividades, e organização das atividades educativas. A sua contribuição é fundamental para garantir que as atividades sejam pertinentes, significativas e adequadas à promoção da saúde e bem-estar dos alunos. Em estudos posteriores seria interessante tentar perceber se existem diferenças significativas nas intensidades entre ciclos analisando outras modalidades coletivas, ou individuais.pt_PT
dc.identifier.tid203332822pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45688
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAcelerometriapt_PT
dc.subjectIntensidade das aulas de educação físicapt_PT
dc.subjectCiclos de escolaridadept_PT
dc.titleIntensidade das aulas de educação física:pt_PT
dc.title.alternativeefeito dos ciclos de estudopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

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