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Intensidade das aulas de educação física:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Paula | |
dc.contributor.author | Pacheco, Frederico | |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T14:57:37Z | |
dc.date.available | 2023-07-25T14:57:37Z | |
dc.date.issued | 2023-07-12 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho constituiu o relatório final do Estágio Pedagógico, efetivado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, ministrado pelo Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. Este relatório final encontra-se dividido em quatro áreas: Área I - Profissional, Social e Ética; Área II - Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem – Planeamento, Ensino e Avaliação; Área III - Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV - Desenvolvimento Profissional. Nesta última área, tivemos como objetivo analisar se a intensidade das aulas de Educação Física, utilizando acelerometria, comprovam as diretrizes definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e se existem diferenças de intensidade entre uma turma do segundo ciclo (5º ano com 24 alunos, 9 do género feminino e 15 do masculino) e outra do ensino secundário(10º ano 27 alunos, 12 do género feminino e 15 do masculino). A intensidade da atividade física foi realizada através de acelerómetros (ActiGraph wGT3X + BT). As aulas analisadas tiveram a duração de 50 minutos. Os resultados demonstraram a existência de diferenças estatisticamente significativas na intensidade das aulas entre os alunos do 2º ciclo e o Secundário, apenas no género masculino, nas intensidades sedentária a vigorosa. Vários autores atestam uma diferença de intensidade entre ciclos no género masculino na modalidade futebol (Silva et al., 2016; Hernández- Hernández et al., 2019; Lopes et al., 2019). Assim, confirma-se parcialmente os resultados de estudos que encontraram diferenças de intensidade entre ciclos. Relativamente à intensidade das aulas de Educação Física, esta foi superior a cinquenta por cento em Atividade Física de Moderada a Vigorosa (AFMV), registando valores a partir de 79% em AFMV, corroborando as diretrizes da OMS, que recomenda que as aulas de Educação Física promovam pelo menos 50% de AFMV para contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças crónicas (WHO, 2020). O professor desempenha um papel fundamental no planeamento das atividades, e organização das atividades educativas. A sua contribuição é fundamental para garantir que as atividades sejam pertinentes, significativas e adequadas à promoção da saúde e bem-estar dos alunos. Em estudos posteriores seria interessante tentar perceber se existem diferenças significativas nas intensidades entre ciclos analisando outras modalidades coletivas, ou individuais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203332822 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/45688 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Acelerometria | pt_PT |
dc.subject | Intensidade das aulas de educação física | pt_PT |
dc.subject | Ciclos de escolaridade | pt_PT |
dc.title | Intensidade das aulas de educação física: | pt_PT |
dc.title.alternative | efeito dos ciclos de estudo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |