Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Intensidade das aulas de educação física:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Frederico Pacheco.pdf1.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho constituiu o relatório final do Estágio Pedagógico, efetivado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, ministrado pelo Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. Este relatório final encontra-se dividido em quatro áreas: Área I - Profissional, Social e Ética; Área II - Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem – Planeamento, Ensino e Avaliação; Área III - Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV - Desenvolvimento Profissional. Nesta última área, tivemos como objetivo analisar se a intensidade das aulas de Educação Física, utilizando acelerometria, comprovam as diretrizes definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e se existem diferenças de intensidade entre uma turma do segundo ciclo (5º ano com 24 alunos, 9 do género feminino e 15 do masculino) e outra do ensino secundário(10º ano 27 alunos, 12 do género feminino e 15 do masculino). A intensidade da atividade física foi realizada através de acelerómetros (ActiGraph wGT3X + BT). As aulas analisadas tiveram a duração de 50 minutos. Os resultados demonstraram a existência de diferenças estatisticamente significativas na intensidade das aulas entre os alunos do 2º ciclo e o Secundário, apenas no género masculino, nas intensidades sedentária a vigorosa. Vários autores atestam uma diferença de intensidade entre ciclos no género masculino na modalidade futebol (Silva et al., 2016; Hernández- Hernández et al., 2019; Lopes et al., 2019). Assim, confirma-se parcialmente os resultados de estudos que encontraram diferenças de intensidade entre ciclos. Relativamente à intensidade das aulas de Educação Física, esta foi superior a cinquenta por cento em Atividade Física de Moderada a Vigorosa (AFMV), registando valores a partir de 79% em AFMV, corroborando as diretrizes da OMS, que recomenda que as aulas de Educação Física promovam pelo menos 50% de AFMV para contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças crónicas (WHO, 2020). O professor desempenha um papel fundamental no planeamento das atividades, e organização das atividades educativas. A sua contribuição é fundamental para garantir que as atividades sejam pertinentes, significativas e adequadas à promoção da saúde e bem-estar dos alunos. Em estudos posteriores seria interessante tentar perceber se existem diferenças significativas nas intensidades entre ciclos analisando outras modalidades coletivas, ou individuais.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Reflexão Acelerometria Intensidade das aulas de educação física Ciclos de escolaridade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License