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As Lições Aprendidas como parte integrante da Gestão do Conhecimento no atual contexto das Forças Armadas Portuguesas. Contributos para a sua melhoria.

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A sociedade 5.0 veio provocar novos desafios nas organizações e no desenvolvimento de novos processos. Assim, o estudo procura avaliar o estado de maturidade da integração das Lições Aprendidas na Gestão Conhecimento, através de análise a um questionário com uma amostra de 882 militares das Forças Armadas Portuguesas, em particular, na resposta da validade empírica do modelo teórico japonês SECI, para explicar de que forma as Forças Armadas Portuguesas adquirem, aprendem e transferem o conhecimento tácito para explícito e vice-versa, no seio da organização. Para tal, seguindo uma metodologia hipotético-dedutiva, consubstanciada numa estratégia mista, aplicaram-se os catalisadores organizacionais desenvolvidos ao modelo SECI, que foram a base para a condução do questionário, bem como da realização de cinco entrevistas semiestruturadas a especialistas, possibilitando a sua validação. Os principais resultados da investigação revelam uma maturidade definida na integração das Lições Aprendidas na Gestão Conhecimento, surgindo de forma informal e sem modelo institucional consolidado, associado sobretudo às áreas de operações. A fraca sensibilidade organizacional para o tema, traduzida na desvalorização da importância do sistema de valorização do conhecimento, são identificados como desafios neste âmbito. O ensaio inova pela aplicação, na instituição militar, de um modelo teórico de referência consensual de transferência de conhecimento. Abstract: Society 5.0 comes to implement new challenges in military organizations. Thus, the study seeks to fill the existing gap in investigating the maturity status of the integration of Lessons Learned in Knowledge Management, with a sample of 882 military personnel of the Portuguese Armed Forces, in response to empirical validity of the Japanese theoretical model SECI, to explain how the Portuguese Armed Forces acquire, learn and transfer tacit knowledge to explicit and vice versa in the military organization. To that end, a hypothetical-deductive methodology, based on a mixed strategy, was applied, using the organizational catalysts developed to SECI model, which were the basis for conducting the questionnaire in the Armed Forces and conducting five semi-structured interviews with specialists, enabling its validation. The main results of the research reveal a defined maturity in the integration of Lessons Learned in Knowledge Management, arising indirectly and without consolidated institutional model, associated mainly to the areas of operations. The weak organizational sensitivity to the theme, translated in the devaluation of the importance of the valorization of knowledge system, are identified as challenges in this scope. The essay innovates by application, in the military institution, a theoretical model of consensual reference of transfer of knowledge.

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Gestão do Conhecimento Lições Aprendidas SECI Aprendizagem Organizacional Forças Armadas Knowledge Management Lessons Learned Organizational Learning Armed Forces

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