Repository logo
 
Publication

Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes

dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.date.accessioned2023-11-27T14:24:21Z
dc.date.available2023-11-27T14:24:21Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNeste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.pt_PT
dc.description.abstractWe systematize in this article the experience resulting from a research and development project, centred on the use of digital portfolios as a learning and assessment strategy in Portuguese higher education, carried out under the European Erasmus + KA2 program. In the national context, the project was developed in a public polytechnic institution, and a pilot study was carried out with a dual purpose: to understand the perspectives of students and teachers regarding their experiences with digital portfolios, and to develop learning and evaluation strategies using this tool. The qualitative study – action-research – used questionnaires and interviews to collect data. The conclusions show significant contributions from the use of digital portfolios by students, such as the development of digital and procedural skills, and it is also recognized as a meaningful and motivating learning and assessment strategy. On the other hand, even though a significant part of the teachers already have experience with portfolios and use digital supports, it was found that digital portfolios are still little explored as a teaching-learning and assessment strategy. Thus, a set of actions was proposed with a view to improving the situation, creating conditions for teachers to be able to produce their own knowledge and profession.pt_PT
dc.description.abstractEn este articulo, sistematizamos la experiencia resultante de un proyecto de investigación y desarrollo, centrado en el uso de portafolios digitales como estrategia de aprendizaje y evaluación en la educación superior portuguesa, llevado a cabo en el marco del programa europeo Erasmus + KA2. En el contexto nacional, el proyecto se desarrolló en una institución de educación superior pública politécnica, habiéndose realizado un estudio piloto con un doble propósito: comprender las perspectivas de estudiantes y docentes sobre sus experiencias con los portafolios digitales; y desarrollar aprendizajes y evaluaciones apoyados en su uso. El estudio, de naturaleza cualitativa − investigación-acción − utilizó cuestionarios y encuestas de entrevistas para recolectar datos. Las conclusiones muestran contribuciones significativas del uso de portafolios digitales por parte de los estudiantes, como el desarrollo de habilidades digitales y procedimentales, siendo igualmente reconocidas como una estrategia de aprendizaje y evaluación significativa y motivadora. Por otro lado, a pesar de que una parte importante de los docentes ya tiene experiencia con portafolios y uso de medios digitales, se encontró que los portafolios digitales aún son poco explorados como estrategia de enseñanza-aprendizaje y evaluación. Así, se propuso un conjunto de acciones con miras a mejorar la situación, creando las condiciones para que los docentes sean productores de su propio conocimiento y profesiónpt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationOliveira Pires, A. L., & Rodrigues, M. R. . (2022). Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 285–300.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1566pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48093
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogia no ensino superiorpt_PT
dc.subjectPortefólios digitaispt_PT
dc.subjectInvestigação-acçãopt_PT
dc.subjectPedagogy in higher educationpt_PT
dc.subjectDigital portfoliospt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectPedagogía en la educación superiorpt_PT
dc.subjectPortafolios digitalespt_PT
dc.subjectInvestigación-acciónpt_PT
dc.titleExperiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantespt_PT
dc.title.alternativeExperiences of digital portfolios in higher education: perspectives of teachers and studentspt_PT
dc.title.alternativeExperiencias de portafolios digitales en educación superior: perspectivas de profesores y estudiantespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameOliveira Pires
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.givenNameAna Luisa
person.givenNameMaria do Rosário
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Série Estudos 1566-Texto do artigo-4522-5005-10-20220523.pdf
Size:
407.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: