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Abstract(s)
Este trabalho reflete sobre o potencial sinérgico do design de produto na criação e promoção de estratégias de sustentabilidade com aplicabilidade na indústria têxtil. Nesse sentido é considerado produtivo o conceito de «economia circular» enquanto forma de explorar novos modelos de negócio, de produção e de consumo, implicando metamorfoses sociais nos hábitos e nos estilos de vida. Por ser catalisador de mudanças, o designer é considerado não só pela sua dimensão funcional, mas também, e sobretudo, pela sua atuação crítica, ao criar alternativas ecológicas através de matérias-primas viáveis. Pretende-se, por isso, compreender de que modo o designer transmite e estabelece os valores da sustentabilidade no seu trabalho. Através de um estudo de caso relativo à empresa Tetribérica, identificar- se-ão os possíveis caminhos do negócio sustentável da indústria têxtil, nomeadamente, através do desenvolvimento de propostas assentes numa lógica de slow fashion. Assim, será analisado o modo como o designer pode despoletar novas propostas criativas, recetivas aos princípios da sustentabilidade, bem como à adoção de comportamentos ecologicamente mais conscientes. Finalmente, serão consideradas as resistências encontradas a esta transformação sustentável da indústria da moda.
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Keywords
Design Sustentabilidade Ecodesign Economia Circular Objetos Abertos