Repository logo
 
Publication

A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textual

dc.contributor.advisorSousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho de
dc.contributor.authorRodrigues, Carina Isabel Flor
dc.date.accessioned2016-01-11T15:48:34Z
dc.date.available2016-01-11T15:48:34Z
dc.date.issued2015-12
dc.date.submitted2016-01
dc.description.abstractEste estudo surge no contexto de estágio, numa turma de 2º e 3º ano de escolaridade. Centra-se, essencialmente, na revisão e melhoramento de textos produzidos pelos alunos. A escola tem um papel crucial no ensino da escrita para os alunos do 1.º ciclo. É nesta etapa que estes contactam formalmente com a aprendizagem da escrita. A capacidade de produzir textos é cada vez mais uma exigência da sociedade e a escola deve tornar os alunos capazes de criar documentos que lhes deem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha no nosso meio. Sendo a dimensão textual uma importante componente da escrita, é fundamental proporcionar aos alunos algum tempo na sala de aula dedicado só às atividades de escrita, sobretudo à revisão e ao melhoramento de texto. A revisão de textos é uma etapa em que, após a produção do texto, os alunos voltam a ler o que escreveram a fim de refletir sobre o escrito, corrigindo e, posteriormente, reescrevem o texto já modificado, melhorando-o e aperfeiçoando-o. Neste projeto de investigação-ação de orientação qualitativa procurou-se perceber a importância da revisão e melhoramento de textos para o desenvolvimento da escrita em alunos do 1º ciclo, ou seja, levar os alunos a refletir sobre o modo como escrevem e também o modo como esta prática os ajuda a melhorar na escrita de textos. Em síntese, a investigação realizada, bem como os dados recolhidos ajudaram a verificar as modificações operadas entre a revisão e o melhoramento do texto e quais as evoluções dos alunos ao longo dos vários textos escritos durante o período de investigação.pt_PT
dc.description.abstractThis study appears in a traineeship context, in a class of 2nd and 3rd grade. It focuses, essentially, on the review and improvement of texts produced by the students. The school has a crucial role in teaching writing to 1st cycle students. It is at this stage that they take formal contact with the writing learning. The ability to produce texts is increasingly becoming a society requirement and school should make students able to create documents that give them access to multiple functions that writing plays in our social environment. The textual dimension is a major writing component, it is critical to provide students some time in the classroom dedicated only to the writing activities, especially the review and text enhancement. The text review is a stage where, after the production of the text, the students return to read what they have written to reflect about what they have wrote, correcting and then rewriting the text already modified for the purpose of being improved and perfected. In this qualitative orientation research-action it sought to understand the importance of review and improvement of texts for the writing development of 1st grade, in other words, take pupils to reflect about the way how they write and also the way how this practice helps them to improve the text writing. In summary, the conducted research as, also the information collected helped to verify modifications made between review and improvement of text and what were the developments of pupils about the several texts written during the research period.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.identifier.tid201600978
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10778
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectRevisãopt_PT
dc.subjectMelhoramento de textospt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectWritingen
dc.subjectReviewen
dc.subjectImprovement of textsen
dc.subjectLearningen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: