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O presente trabalho denominado A Sexualidade na Deficiência Mental: Mitos e Tabus, tem como objetivo principal aferir os conhecimentos, os sentimentos e as necessidades de indivíduos portadores de deficiência mental no que concerne à vivência da sua sexualidade.
O tema da sexualidade continua envolto em tabus e preconceitos e, no que diz respeito à população portadora de deficiência mental, este adquire uma dupla dimensão ao aliarmos dois conceitos como: Deficiência Mental e Sexualidade.
Neste âmbito, realizamos uma revisão da literatura disponível sobre a temática da deficiência mental, para perceber melhor as suas caraterísticas, diagnóstico e processos de aprendizagem.
No que concerne ao tema da sexualidade, o nosso objetivo primordial é o de desmistificar preconceitos e tabus em relação à sexualidade na deficiência mental, assim como perceber as atitudes dos pais e professores que acompanham estas crianças e jovens e o tipo de educação sexual que lhes é facultada pelos pais e escola.
Em relação ao estudo empírico, o instrumento metodológico utilizado foi o inquérito por entrevista, aplicado a três alunos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal, na Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de aferir os conhecimentos dos alunos com deficiência mental sobre a temática da sexualidade. Neste âmbito, foram também entrevistados os encarregados de educação dos três alunos com DM e duas docentes de Educação Especial que acompanham os referidos alunos.
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Keywords
Deficiente mental Sexualidade Educação sexual
