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A Incorporação da Tecnologia na Hotelaria e o Impacto na Gestão de Pessoas

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorCalisto, Maria de Lurdes Santana
dc.contributor.authorGodinho, João Pedro Gomes
dc.date.accessioned2024-04-12T09:58:26Z
dc.date.available2024-04-12T09:58:26Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractCada vez mais se tem verificado que os trabalhadores são parte essencial de qualquer unidade hoteleira, visto que podem ser uma fonte de vantagem competitiva. Cabe aos gestores das organizações colocar em prática as melhores estratégias, de modo a que os recursos humanos sejam utilizados com o maior proveito possível, para que assim se obtenha um melhor desempenho global da empresa e consequentemente melhores resultados. Para a obtenção de tais resultados, é também necessário a criação de um ambiente laboral favorável aos trabalhadores, para que estes se sintam como parte do negócio, motivados e felizes a executar o seu trabalho. A tecnologia sempre fez parte do mundo hoteleiro, e cada vez mais é crucial para o bom funcionamento e obtenção de melhores resultados, tornando-se assim de relevância estratégica. No entanto a tecnologia encontra-se sempre em constante evolução, o que se torna num desafio para as organizações hoteleiras conseguir acompanhar os avanços tecnológicos. É essencial para as organizações acompanharem estes avanços, pois resultaria numa maior obtenção de resultados. Um desses avanços é a robótica. A inclusão de robots na hotelaria cada vez mais se mostra como uma realidade, sendo utilizados já em alguns países. Contudo, ainda é uma incógnita de quanto a robótica irá afetar o seio organizacional das unidades hoteleira e ainda qual será o futuro do trabalho humano. O principal objetivo desta dissertação é descrever a perceção do impacto que a tecnologia (na vertente da robótica), poderá ter nos recursos humanos, no futuro da hotelaria, quer do ponto de vista dos clientes, quer do ponto de vista dos próprios trabalhadores. Os resultados sugerem que, tanto os clientes como os trabalhadores partilham da mesma opinião em relação aos temas analisados na hotelaria, sobre os recursos humanos e a tecnologia. Isto mostra que mesmo as pessoas que não estão por dentro da operação de um hotel, também consideram que as condições oferecidas aos trabalhadores não são as melhores; que a formação é importante para um melhor serviço; que as práticas de gestão ajudam a alcançar melhores resultados; que a tecnologia é crucial e auxilia os trabalhadores na sua operação e não veem a robótica a substituir completamente o trabalho humano na maioria dos hotéis.pt_PT
dc.description.abstractIncreasingly, it has been found that workers are an essential part of any hotel unit, being a potential source of competitive advantage. It is up to the managers of the organizations to put into practice the best strategies so that human resources are used to the greatest possible advantage, so that a better overall performance of the company can be obtained and, consequently, better results. To obtain such results, it is also necessary to create a favourable work environment for workers to feel as part of the business, motivated and happy to do their job. Technology has always been part of the hospitality world, and it is increasingly crucial for proper functioning and obtaining better results, thus becoming a strategically relevant resource. However, technology is always in constant evolution, which becomes a challenge for hotel organizations to can keep up with these technological advances. Organizations need to keep up with these advances, resulting in higher results. One of the latest advancements is robotics. The inclusion of robots in the hotel industry is increasingly a reality and is already happening in some countries. However, it remains to be seen how much robotics will affect the organizational bosom of the hotel units and even what will be the future of human labour. The main goal of this dissertation is to describe the perception of the impact that technology (robotics) may have on human resources, in the future of the hotel industry, both from the customers’ point of view and from the employees’ point of view. The results suggest that both customers and employees share the same opinion concerning human resources and technology. Even people that are not aware of the hotel operations also understand that workers in the industry do not have the best conditions; that training is essential for a better service; that management practices help to achieve better results; that technology is crucial and assists workers in the operation; and do not see robotics completely replacing human labour in most hotels.pt_PT
dc.identifier.tid203217624pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50582
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRecursos humanospt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectRobóticapt_PT
dc.subjectHuman resourcespt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectHotel industrypt_PT
dc.subjectRoboticpt_PT
dc.titleA Incorporação da Tecnologia na Hotelaria e o Impacto na Gestão de Pessoaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Hoteleirapt_PT

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