Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Aprendizagem a partir do Erro em Enfermagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Ana Alves.pdf17.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: Os erros são uma das mais importantes ameaças à segurança do cliente. Os enfermeiros também são afetados nas suas vidas pessoais e profissionais após a ocorrência de um erro. Os enfermeiros gestores têm um papel fundamental na segurança dos cuidados de saúde prestados à população, promovendo uma cultura de segurança e desenvolvendo a aprendizagem a partir dos erros. Esta investigação teve como finalidade contribuir para o conhecimento sobre a forma mais efetiva de aprendizagem a partir do erro em enfermagem, tendo como objetivos conhecer a opinião dos enfermeiros sobre os fatores que contribuem para o erro; analisar a perceção dos enfermeiros sobre a contribuição do sistema de notificação de erros em uso na instituição para a prevenção dos incidentes/erros; conhecer a opinião dos enfermeiros acerca do atual modelo de notificação de erros em uso na instituição; e, conhecer a opinião dos enfermeiros sobre como pode o erro constituir-se como uma experiência de aprendizagem. Metodologia: Desenvolveu-se um estudo qualitativo, transversal, de carácter exploratório e descritivo, no qual participaram enfermeiros de serviços de internamento de adultos de um hospital distrital do Reino Unido. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Da análise dos dados emergiram quatro domínios: 1. Causas do Erro, que inclui as categorias Burnout, Distração, Problemas na Prescrição, Falta de Competência, Falta de Informação, Dotações Inseguras e Falta de Tempo; 2. Prevenção do Erro, que inclui as categorias Políticas Operacionais, Normas Internas e Procedimentos, Discussão com a Equipa, Formação, Experiência Profissional, Organização dos Turnos e Outras Sugestões para Prevenir o Erro; 3. Vivendo o Erro, que inclui as categorias Recordação, Medo das Consequências que o Erro Pode Causar, Emoções Sentidas por Errar, Emoções Sentidas por Reportar o Incidente, Comportamentos de Reporte de Erros, Desvalorização do Erro, Feedback, Responsabilidade Profissional, Fonte de Aprendizagem e Cultura Positiva; 4. Avaliação do Sistema de Notificação em Uso, que inclui as categorias Aspetos Positivos, Aspetos Negativos, Desconhecimento, Emoções Provocadas pela Falta de Feedback. Conclusão: Os enfermeiros reconhecem e valorizam a aprendizagem a partir do erro. Os resultados apontam para a importância do enfermeiro gestor na resposta dos enfermeiros ao erro, promovendo os processos de aprendizagem, com recurso aos sistemas de notificação de incidentes.

Description

Keywords

Erro em enfermagem Gestão em Enfermagem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue