Repository logo
 
Publication

A relevância dos conteúdos educativos nas redes sociais mediante a perceção da geração Z em Portugal

dc.contributor.advisorFernandes, Anna Carolina Boechat Chaves
dc.contributor.authorAlves, Liliana Milhais
dc.date.accessioned2025-11-20T09:57:25Z
dc.date.available2025-11-20T09:57:25Z
dc.date.issued2025-10
dc.description.abstractEsta dissertação investigou de que forma os conteúdos educativos no Instagram como vídeos curtos, carrosséis infográficos e publicações com dicas de estudo são considerados úteis pela Geração Z em Portugal. Recolheram-se dados através de um inquérito online a 190 jovens com idades entre 18 e 28 anos em Portugal, que utilizam o Instagram com regularidade. Os resultados mostram que a maioria considera os conteúdos educativos nas redes sociais úteis para aprender algo novo ou esclarecer dúvidas. Entre os formatos analisados, os vídeos curtos destacaram-se como os preferidos, sendo considerados especialmente úteis por facilitarem a memorização da informação. No que toca às legendas, a maioria dos participantes revela ver os vídeos até ao fim quando estas estão presentes, o que evidencia o seu impacto positivo na retenção da atenção. Elementos interativos, como quizzes, também se revelaram eficazes para aumentar o envolvimento com o conteúdo. Já os sinais de popularidade, como gostos, partilhas e comentários, demonstraram ter pouca influência na perceção de utilidade. Em resumo, o estudo demonstra que integrar vídeos curtos legendados, um design cativante e quizzes rápidos é a abordagem mais eficaz para captar a atenção da Geração Z portuguesa no Instagram, pois aumenta o envolvimento, a capacidade de memorização e a utilidade atribuída ao conteúdo.por
dc.description.abstractThis dissertation investigated how educational content on Instagram such as short videos, infographic carousels, and posts with study tips is perceived as useful by Generation Z in Portugal. Data were collected through an online survey of 190 young people aged 18 to 28, who use Instagram regulary. The results show that the majority consider educational content on social media useful for learning something new or clarifying doubts. Among the formats analysed, short videos stood out as the most preferred, being considered especially useful for facilitating information retention. Regarding captions, most participants said they tend to watch videos until the end when text appears on screen, reinforcing the positive role of captions in maintaining attention when content is subtitled. Interactive elements, such as quizzes, also proved effective in increasing engagement with the content. In contrast, popularity signals such as likes, shares, and comments showed little influence on perceived usefulness. In summary, the study demonstrates that integrating short captioned videos, appealing design, and quick quizzes is the most effective approach to capturing the attention of Portuguese Generation Z on Instagram, as it enhances engagement, memory retention, and the perceived usefulness of the content.por
dc.identifier.tid204053145
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59877
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectConteúdo educativo
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectDesign visual
dc.subjectGeração Z
dc.titleA relevância dos conteúdos educativos nas redes sociais mediante a perceção da geração Z em Portugal
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
MOD-195.IADEV02_LilianaMilhaisAlves_DissertacaoTrabalho Final_Mestrado_IADE_.pdf
Size:
8.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: