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Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em
Conservação e Restauro, na área de Materiais Pétreos do Instituto Politécnico de Tomar.
Descreve o estudo e intervenção de Conservação e Restauro que foi desenvolvido sobre um
conjunto escultórico pertencente ao Museu D. Lopo de Almeida em Abrantes. O conjunto é
constituído pelas imagens em pedra calcária policromada de Nossa Senhora do Leite (século
XV), de Santa Catarina (século XVI) e da imagem O Profeta (século XVI) que já não
apresenta indícios de policromia.
Expõe a caracterização das obras no âmbito histórico, artístico, técnico e material e o
diagnóstico do estado de conservação, apoiado pelos métodos de exame e análise que
auxiliaram a estabelecer uma metodologia de intervenção adequada.
Os problemas identificados nas obras, foram nomeadamente, depósitos de sujidade, tinta de
spray nos suportes pétreos, destacamentos da policromia, adesivos envelhecidos e
inestéticos, elementos colados em posição incorreta, espigões metálicos de dimensão
exagerada ou oxidados, e lacunas volumétricas propensas à formação e acumulação de
poeiras e humidade.
A intervenção de conservação-restauro consistiu na resolução e tratamento dos danos ou
problemas identificados: tratamentos de limpeza dos depósitos de sujidade, restabelecimento
da adesão da policromia ao suporte pétreo com Beva®Gel, preenchimento de lacunas com
argamassa compatível, reintegração cromática e utilização de ímanes de neodímio para a
fixação da antiga reconstituição de uma mão feita em madeira. A metodologia de
intervenção, pretendeu ter uma abordagem do ponto de vista conservativo, considerando o
seu contexto museológico.
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Keywords
Museu D. Lopo de Almeida Conservação e Restauro Escultura Pedra calcária Policromia