Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.24 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O rápido desenvolvimento tecnológico interveio no fundamento construtivista da educação,
num mundo em mudança. Consequentemente, a aprendizagem ao longo da vida
tornou-se mais eficiente com a heutagogia. Não é suficiente saber, é necessário desenvolver
competências de autonomia, autodeterminação e resiliência. As pedagogias tradicionais
estão ultrapassadas, a andragogia, aprendizagem autodirigida, é a opção primordial, para
concretizar na heutagogia, a preparação do adulto para o mundo laboral, ao incrementar
competências de reflexão e digitais. A heutagogia é desenvolvida e implementada em
ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), que funcionam com a Inteligência Artificial
(IA) em evolução contínua. Com este trabalho pretendemos compreender as oportunidades
da IA na Aprendizagem ao Longo da Vida e no ensino da língua inglesa; argumentar
a autodeterminação dos adultos através dos Modelos de Linguagem em Grande Escala
(LLMs); considerar a heutagogia como forma de incrementar a aprendizagem centrada na
intervenção do aprendente em ambientes virtuais de aprendizagem; por último, refletir
sobre o uso do ChatGPT na heutagogia. Procedemos à revisão sistemática de literatura de
doze artigos sobre a temática, seguida por uma análise qualitativa de seis entrevistas a
formadores. Compreendemos que a maior preocupação é o plágio no uso da IA, todavia,
a heutagogia, aplicada a adultos em ambientes virtuais de aprendizagem, desenvolve
competências primordiais para a aprendizagem ao longo da vida.
Description
Keywords
Heutagogia Inteligência Artificial Aprendizagem ao Longo da Vida Educação ChatGPT