Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

+ Literacia, Melhor Saúde - Projeto de intervenção na Universidade Sénior de Sousel

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
BCTFC125.pdf4.55 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Literacia em Saúde [LS] abrange o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas, para aceder, compreender, avaliar e aplicar informações sobre saúde levando a toma-das de decisão acerca dos cuidados de saúde, prevenção de doença e promoção da saúde, de forma a manter ou melhorar a sua qualidade de vida ao longo do ciclo de vida. Podemos considerar a LS como um desafio, mas também uma oportunidade, sendo a população idosa um grupo etário vul-nerável. Objetivo: Aumentar o nível de Literacia em Saúde dos alunos da Universidade Sénior de Sousel. Métodos: Foi realizado um projeto de intervenção “+ Literacia, Melhor Saúde”, iniciado com a aplicação de questionário para avaliar o nível de LS, seguindo de intervenções com base na metodologia do planeamento em saúde, sendo a população os alunos da Universidade Sénior de Sousel [USS]. Resultados: Verificou-se uma elevada percentagem de nível de LS problemática e inadequada (76%). O projeto de intervenção teve boa adesão, e as metas e indicadores propostos foram atingidos. Conclusões: O projeto de intervenção pareceu demonstrar aumento dos níveis de literacia em saúde dos alunos da USS
Health Literacy [HL] encompasses people`s knowledge, motivation and skills to access, understand, evaluate and apply health information leading to decision-making about health care, disease prevention and health promotion, in order to maintain or improve your quality of life throughout the life cicle. We can consider HL as a challenge, but also na opportunity, with the elderly population being a vulnerable age group. Objective: Increase the level of Health Literacy for students at the Sousel Senior University. Methods: An intervention project “+ Literacia, Melhor Saúde” was carried aut, started with the application of a questionnaire to assess the level of HL, followed by interventions based on the health planning methodology, with the population being students of the Sousel Senior University. Results: There was a higt percentage of problematic and inadequate HL level (76%). The intervention project had good adherence, and the proposed goals and indicators were achieved. Conclusions: The intervention project seemed to reveal an increasement in health literacy levels of students at the Senior University of Sousel

Description

Keywords

Literacia em Saúde Promoção da saúde Idosos Health Literacy Health promotion Elderly

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License