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Abstract(s)
Sabe-se que a prática de experiências democráticas escolares desenvolve nos alunos
uma maior consciência e atitudes cívicas. Os planos curriculares e os projectos educativos
de escola apresentam hoje mais áreas de formação cívica e de cidadania mas, serão as
escolas verdadeiros contextos facilitadores de vida democrática? Terão as escolas, uma
verdadeira e naturalizada cultura de cidadania? E, por sua vez, os professores, estarão
preparados, conscientes e “autorizados” a prepararem os seus alunos para serem sujeitos
comprometidos em todos os contextos escolares?
Entrevistas feitas a professores e alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico relatam
uma dupla e divergente opinião mas com a comum certeza quanto à relevante e necessária
presença dos alunos nos organismos de decisão da escola.
Description
Keywords
Experiência escolar Participação Cidadania participativa dos alunos Percepções e práticas docentes School experience Participation Students’ participative citizenship Perceptions and teaching practices
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Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra