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Relaunch: reviver marcas portuguesas desaparecidas do mercado

dc.contributor.advisorPinheiro, Cristina
dc.contributor.authorTeresa, Dias Agudo Carriço de Carvalho
dc.date.accessioned2017-02-22T17:44:10Z
dc.date.available2017-02-22T17:44:10Z
dc.date.issued2016-12
dc.description.abstractEste projeto de investigação insere-se no âmbito do Mestrado em Design e Cultura Visual, tendo como objetivo principal explorar o conceito de rebranding numa tentativa de identificar linhas formais e princípios visuais que permitissem recriar a identidade visual de algumas marcas desaparecidas do mercado. Pretendeu-se estudar se seria possível encontrar um padrão evolutivo que permitisse relançar a imagem de algumas marcas portuguesas que entretanto desapareceram. Num exercício de cultura visual, idealizamos como seriam hoje essas marcas do ponto de vista gráfico e visual, utilizando como ponto de partida e base do projeto o estudo e evolução de algumas identidades. Como metodologia utilizamos os casos de estudo e restringimo-nos a marcas de produtos alimentares. O processo metodológico passou por uma recolha bibliográfica, pesquisa de campo com levantamento e recolha de marcas portuguesas desaparecidas do mercado. Escolhemos 3 marcas, Rajá, Fruto Real e Piratas e propusemo-nos redesenhar como teria sido a evolução das suas identidades visuais se ainda fossem um opção nas prateleiras dos supermercado. Após o desenvolvimento do projeto consideramos útil ficarmos a conhecer mais detalhadamente a evolução das marcas e o grafismo usados em cada década.pt_PT
dc.description.abstractThis research is within the context of the design and visual culture master degree, having as main purpose, explore the concept of rebranding in a way of identify formal lines and visual effects, that allow to recreate the visual identity of some Portuguese brands that are not longer on the active. In a visual culture exercise, we’ve imagine how this brands would like these days on a graphic and visual point of view, using as stepping point and bottom of the project the study and evolution of some of those identities. As way of work we used study cases and maintain just with food products brands. All the process went to a bibliographic collect, search on field with survey of some Portuguese food brands that disappeared of the market. We choose three of them, Rajá, Fruto Real and Piratas. Our propose was to redesign the brand, imagining how it would be the evolution of the visual identity if they’re still an option in the supermarket shelf. After the development of the project, we think that is helpful to know with more detail the branding evolution and the graphics that define itch decade.pt_PT
dc.identifier.tid201615282pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18025
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign visualpt_PT
dc.subjectIdentidade visualpt_PT
dc.subjectRebrandingpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.titleRelaunch: reviver marcas portuguesas desaparecidas do mercadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMestrado em Design e Cultural Visual. Ramo de especialização em Design Visualpt_PT

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