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Authors
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Abstract(s)
Foi a partir da democratização das viagens aéreas, que se intensificaram as deslocações
entre países. Essas viagens, ainda que realizadas por motivos diversos, implicam,
impreterivelmente, uma escolha de um local por parte de quem viaja.
Baseado nesta premissa, vivemos num contexto onde se assiste, cada vez mais, a uma
concorrência entre territórios. Concorrência essa que se prende na atração de recursos
essenciais à manutenção e desenvolvimento dos lugares, ou seja, a necessidade de se
atraírem turistas, residentes/trabalhadores e investidores, bem como tudo aquilo que lhes
é inerente.
É aqui que entra a temática do marketing territorial, ferramenta que permite promover um
território e destacá-lo dos demais. Potenciar um território e consequentemente atrair
investidores é crucial para o seu desenvolvimento. Para que isto aconteça, as autarquias
assumem um papel fundamental. Quer isto também dizer que o marketing já não é uma
disciplina apenas restrita ao setor privado, orientando as suas ações para lucro; revela-se
agora também como uma ferramenta estratégica essencial para uma boa gestão pública.
Neste sentido, face às necessidades expostas pela Câmara Municipal de Leiria, o presente
trabalho dá corpo ao estágio curricular realizado nesta instituição, desde outubro a maio
do presente ano.
Com efeito, durante este período integrei a Divisão de Economia e Inovação - DIEI,
debruçando-me sobre a promoção do concelho de Leiria, mais concretamente, na atração
de investimento ao município de Leiria.
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Keywords
Marketing territorial Setor público Desenvolvimento territorial Investimento Leiria