Publication
Educação Socioemocional: práticas educativas de intervenção precoce na educação Infantil
dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
dc.contributor.author | Otero, Mara Teresa Vargas | |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T13:21:40Z | |
dc.date.available | 2021-01-04T13:21:40Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Compreender a educação socioemocional como fator determinante no processo de desenvolvimento integral da criança, para que esta possa responder positivamente aos desafios da sociedade contemporânea, confronta-se com a responsabilidade do educador na busca por uma sólida formação inicial e continuada. Assim, o estudo aqui apresentado, no âmbito do Mestrado em Educação Especial, com o título “Educação socioemocional: Práticas educativas de intervenção precoce na Educação Infantil”, tem como objetivo desenvolver estratégias de intervenção precoce junto às educadoras da Educação Infantil, capacitando-as para o desenvolvimento de práticas educativas que promovam as competências socioemocionais nas crianças. Para tanto, utilizou-se a metodologia de investigação-ação, primeiramente tratando os dados coletados na amostra inicial, com o intuito de realizar o levantamento das estratégias que as educadoras utilizam em sua sala de aula, para promover as competências socioemocionais. Esse levantamento direcionou a ação de intervenção junto às educadoras, por meio de formação com a utilização de atividades do Programa “Anos Incríveis Professores”, onde utiliza-se uma abordagem colaborativa, centrada na promoção de práticas educativas positivas e de intervenção pedagógica. Posterior à ação formativa, realizou-se novamente o levantamento de dados para verificar se realmente ela alcançou o objetivo proposto. O resultado indicou o efeito positivo da intervenção, pois a análise dos dados mostrou que houve significativa mudança na frequência da utilização das estratégias propostas e no entendimento de eficácia das mesmas, o que demonstrou a relevância da investigação proposta. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202527298 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/34536 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Socioemocional | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | Intervenção Precoce | pt_PT |
dc.title | Educação Socioemocional: práticas educativas de intervenção precoce na educação Infantil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1