Repository logo
 
Publication

Design social : inclusão, civilidade e educação

dc.contributor.authorPaiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo
dc.date.accessioned2023-10-24T14:07:17Z
dc.date.available2023-10-24T14:07:17Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA vida em sociedade e o reconhecimento dos múltplos entendimentos sobre design e sobre a sua partcipação neste complexo mundo em transformação obrigam a reconhecê-lo no universo patrimonial do quotdiano coletvo, seja no campo das materialidades objetvas ou nas justfcações conceptuais que encontram fundamento no layout refexivo de cada um. Convicção que remete para a consciencialização do design e da sua partcipação na construção do universo dos nossos objetos, contextos e comportamentos – o que o legitma enquanto currículo oculto e valor cultural das nossas vidas e o destaca face à perceção (in)formada do mundo em que vivemos. O universo infndável de aplicações do design e o desejo reiterado de coisas novas por parte da sociedade tem consttuído argumento e razão para o desenvolvimento de soluções múltplas aplicadas a uma mesma necessidade – fenómeno que tem propiciado a democratzação do design e nesse sentdo, a sua afrmação enquanto fenómeno eminentemente pedagógico e social. Na senda do seu desenvolvimento acelerado e da proliferação da oferta em design, vem-se colocando a problemátca da sua aceitação intergeracional, já que os novos códigos aplicados aos objetos e contextos divergem das lógicas de usabilidade das gerações anteriores. Importa por isso acentuar a preocupação didátca dos designers em estabelecer princípios conducentes a regular e democratzar a interpretação e utlização inclusivas de novos recursos e, nesse sentdo, afrmar-se como veículo de alfabetzação interdisciplinar, de natureza teórica e de aplicação concreta, neste nosso mundo em que a virtualidade se converteu em realidade (in)tangível.As problemátcas aduzidas legitmam a refexão sobre o papel ancestral do design no desenvolvimento comportamental das sociedades, no seu sentdo restrito ou mais abrangente, com infuência clara nos processos de formação e de socialização – sendo disso exemplo a apropriação que cada indivíduo faz do design e o aplica a si próprio como sinal ou condição distntva, ou ainda, enquanto recurso para a produção de espaço público centrado em objetos e contextos indutores de convivialidade e aproximação social. Em síntese, importa que o design partcipe na construção de um pensamento social que, mediado pelo designer, redunde na produção e transformação de comportamentos qualifcadores de uma relação social inscrita num complexo núcleo de materialidades e imaterialidades nas quais convergem a ciência, a arte e a tecnologia – tríade à qual não deve ser diversa a função pedagógica e didátca da escola, no quadro interdisciplinar da educação artstca e tecnológica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47491
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual]pt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectCivilidadept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.titleDesign social : inclusão, civilidade e educaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlace[Viseu]pt_PT
oaire.citation.endPage111pt_PT
oaire.citation.startPage105pt_PT
oaire.citation.titleInvisibilidadespt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNamePaiva
person.givenNameBartolomeu Adalberto Figueiredo
person.identifier.orcid0000-0001-5996-4507
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationbfa9b82e-265b-4c60-b6f4-d2c6fcab8a4a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybfa9b82e-265b-4c60-b6f4-d2c6fcab8a4a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DESIGN SOCIAL.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: