Publication
Design social : inclusão, civilidade e educação
dc.contributor.author | Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo | |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T14:07:17Z | |
dc.date.available | 2023-10-24T14:07:17Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A vida em sociedade e o reconhecimento dos múltplos entendimentos sobre design e sobre a sua partcipação neste complexo mundo em transformação obrigam a reconhecê-lo no universo patrimonial do quotdiano coletvo, seja no campo das materialidades objetvas ou nas justfcações conceptuais que encontram fundamento no layout refexivo de cada um. Convicção que remete para a consciencialização do design e da sua partcipação na construção do universo dos nossos objetos, contextos e comportamentos – o que o legitma enquanto currículo oculto e valor cultural das nossas vidas e o destaca face à perceção (in)formada do mundo em que vivemos. O universo infndável de aplicações do design e o desejo reiterado de coisas novas por parte da sociedade tem consttuído argumento e razão para o desenvolvimento de soluções múltplas aplicadas a uma mesma necessidade – fenómeno que tem propiciado a democratzação do design e nesse sentdo, a sua afrmação enquanto fenómeno eminentemente pedagógico e social. Na senda do seu desenvolvimento acelerado e da proliferação da oferta em design, vem-se colocando a problemátca da sua aceitação intergeracional, já que os novos códigos aplicados aos objetos e contextos divergem das lógicas de usabilidade das gerações anteriores. Importa por isso acentuar a preocupação didátca dos designers em estabelecer princípios conducentes a regular e democratzar a interpretação e utlização inclusivas de novos recursos e, nesse sentdo, afrmar-se como veículo de alfabetzação interdisciplinar, de natureza teórica e de aplicação concreta, neste nosso mundo em que a virtualidade se converteu em realidade (in)tangível.As problemátcas aduzidas legitmam a refexão sobre o papel ancestral do design no desenvolvimento comportamental das sociedades, no seu sentdo restrito ou mais abrangente, com infuência clara nos processos de formação e de socialização – sendo disso exemplo a apropriação que cada indivíduo faz do design e o aplica a si próprio como sinal ou condição distntva, ou ainda, enquanto recurso para a produção de espaço público centrado em objetos e contextos indutores de convivialidade e aproximação social. Em síntese, importa que o design partcipe na construção de um pensamento social que, mediado pelo designer, redunde na produção e transformação de comportamentos qualifcadores de uma relação social inscrita num complexo núcleo de materialidades e imaterialidades nas quais convergem a ciência, a arte e a tecnologia – tríade à qual não deve ser diversa a função pedagógica e didátca da escola, no quadro interdisciplinar da educação artstca e tecnológica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47491 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual] | pt_PT |
dc.subject | Design | pt_PT |
dc.subject | Sociedade | pt_PT |
dc.subject | Civilidade | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.title | Design social : inclusão, civilidade e educação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | [Viseu] | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 111 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 105 | pt_PT |
oaire.citation.title | Invisibilidades | pt_PT |
oaire.citation.volume | 11 | pt_PT |
person.familyName | Paiva | |
person.givenName | Bartolomeu Adalberto Figueiredo | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5996-4507 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | bfa9b82e-265b-4c60-b6f4-d2c6fcab8a4a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bfa9b82e-265b-4c60-b6f4-d2c6fcab8a4a |