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Comportamento do consumidor português face às marcas chinesas de carros elétricos: estudo focado nas marcas chinesas de veículos elétricos no mercado português

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorPereira, António Reis
dc.contributor.authorGamboa, Rafael Tomás
dc.date.accessioned2025-10-28T17:55:02Z
dc.date.available2025-10-28T17:55:02Z
dc.date.issued2025-06-25
dc.description.abstractA finalidade da presente dissertação é examinar os aspetos que têm influência sobre os consumidores portugueses na intenção de compra dos veículos elétricos (VEs) de marcas chinesas. Atualmente, a transição energética e a preocupação ambiental são elementos com uma relevância cada vez maior. Neste sentido, o estudo investiga as dinâmicas do comportamento do consumidor face à penetração de novas empresas no setor automóvel europeu. A partir da teoria do comportamento planeado (TPB) e da integração de variáveis auxiliares, foi elaborado um modelo conceptual que pretende ilustrar as tendências dos consumidores para usufruírem de VEs oriundos da China. Foi utilizada uma metodologia quantitativa através da execução de um questionário com uma amostra de 292 indivíduos, residentes em Portugal e portadores de carta de condução. A análise estatística foi feita com recurso a análise fatorial, validação de escalas e regressão logística, o que permitiu validar a significância estatística de várias hipóteses elaboradas. Os resultados obtidos demonstram que o valor percecionado é o fator que mais detém influência em relação à intenção de compra. Tal fator é positivamente condicionado pela abertura à inovação, pela consciência ambiental e pela influência social. Constatou-se ainda que a perceção de qualidade, a fiabilidade e o conhecimento das marcas chinesas continuam a ser obstáculos importantes, apesar de serem amortecidos entre o público-alvo mais jovem e recetivo às inovações tecnológicas. Nesta investigação chega-se à conclusão que as marcas chinesas de VEs possuem aptidão para evoluir dentro da indústria portuguesa, na condição de que apostem num plano com estratégias de marketing e comunicação, e reforcem a sua reputação e diferenciação.por
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to examine the aspects that influence Portuguese consumers in their intention to purchase electric vehicles (EVs) from Chinese brands. Currently, the energy transition and environmental concern are elements of increasing relevance. In this sense, the study investigates the dynamics of consumer behavior in response to the entry of new companies into the European automotive sector. Based on the theory of planned behavior (TPB) and the integration of auxiliary variables, a conceptual model was developed to illustrate the tendencies of consumers toward EVs from China. A quantitative methodology was used through the execution of a questionnaire with a sample of 292 individuals residing in Portugal and holding a driving license. Statistical analysis was performed using factor analysis, scale validation, and logistic regression, which allowed for the validation of the statistical significance of several formulated hypotheses. The results obtained demonstrate that perceived value is the factor that most influences purchase intention. This factor is positively affected by openness to innovation, environmental awareness, and social influence. It was also found that the perception of quality, reliability, and knowledge of Chinese brands remains an important obstacle, although it is mitigated among the younger target audience, who are more receptive to technological innovations. This research concludes that Chinese EV brands have the potential to grow within the Portuguese market, provided they invest in a strategic plan with marketing and communication efforts, and strengthen their reputation and differentiation.eng
dc.identifier.tid204013917
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59434
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectComportamento do consumidor
dc.subjectVeículos elétricos
dc.subjectMarcas Chinesas
dc.subjectIntenção de compra
dc.subjectSustentabilidade
dc.titleComportamento do consumidor português face às marcas chinesas de carros elétricos: estudo focado nas marcas chinesas de veículos elétricos no mercado português
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing (Regime Presencial)

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