Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.77 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Educação Física (EF) é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Esta disciplina reúne as melhores oportunidades para a prática de Atividade Física (AF), na medida que combina o facto de ser uma disciplina de carácter obrigatório com a disponibilidade de recursos físicos, materiais e orientação de profissionais especializados. Assim, a EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública.
A Prática de Ensino Supervisionada (PES) é uma unidade curricular que habilita profissionalmente o professor de Educação Física a desempenhar a sua atividade profissional e tem como objetivo principal comprovar as aprendizagens adquiridas ao longo de todo o presente ano letivo e que se referem ao aprender a ensinar. Esta desenvolveu-se ao longo dos dois semestres letivos do 2 º ano deste ciclo de estudos. Cumprindo o programa da PES, a minha intervenção foi efetivada em duas turmas, cada uma de um ciclo de ensino diferente, nomeadamente do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A PES é o primeiro passo na aproximação à prática de docente que, pelo facto de nos inserir no contexto escolar, tive oportunidade de colocar em prática.
Concluída a PES, o professor estagiário elabora um relatório final, contemplando as suas reflexões sobre as facilidades e dificuldades sentidas, que fatores influenciaram os resultados e o que poderia ter alterado, baseando-se na literatura científica. O relatório final é dividido em 4 dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida.
A quarta dimensão caracteriza um artigo científico desenvolvido e tem como título “A perceção das raparigas em relação à Atividade Física, Saúde e Bem-estar”. O objetivo deste artigo é estudar a perceção que as raparigas têm em relação à atividade física e a forma como esta contribui para o seu bem-estar e saúde, através da aplicação de um questionário. O estudo incluiu uma amostra de 41 raparigas de uma escola no concelho de Almada. Como resultados, foi possível verificar que as alunas sujeitas ao questionário têm um conhecimento vago sobre os conceitos de atividade física, saúde e bem estar e realizam uma associação racional e real entre eles.
Description
Keywords
Prática de ensino supervisionada Atividade física Saúde e bem-estar