Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.43 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como objectivo a investigação dos avisos de segurança dinâmicos, com base tecnológica, como forma de melhorar a eficácia da comunicação na sinalização, recorrendo ao design emocional como forma de motivar os utilizadores a terem um comportamento mais seguro. Actualmente, grande parte da sinalização existente está representada em suportes estáticos que, com o tempo, causam a habituação por parte dos utilizadores à mensagem de risco comunicada nos avisos de segurança. Deixando de captar a atenção do utilizador, a sinalização torna-se ineficaz a comunicar a mensagem. Existe uma profunda ligação entre a razão e a emoção, e a influência em termos de memória, percepção, atenção e comportameno que as emoções têm no público a quem se destinam os avisos. Através da pesquisa, realizada neste estudo, pretendeu-se averiguar a importância da influência das emoções numa maior eficácia dos avisos e na mudança de atitudes e comportamento dos utilizadores. Assim, foram desenvolvidas duas soluções, um aviso digital dinâmico, abordando o apelo a emoções positivas (e.g. humor) e o outro com o intuito de invocar emoções negativas (e.g. drama) nos utilizadores. A realização de questionários que avaliaram o impacto das emoções produzidas nos utilizadores em cada um dos avisos desenvolvidos, foi o método seleccionado para avaliar o impacto destas duas opções no design de avisos de segurança. O dados obtidos sugerem que o aviso de carácter dramático, que comunicou emoções negativas aos participantes, foi mais eficaz a comunicar a explicitação das consequências.
Description
Keywords
Design Emoção Sinalização Avisos de segurança Avisos dinâmicos Design visual