Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância do desenvolvimento da autonomia na Educação Pré-Escolar como fator de sucesso à aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Capa.pdf214.08 KBAdobe PDF Download
Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada.pdf760.31 KBAdobe PDF Download
Anexo 4.pdf266.84 KBAdobe PDF Download
Anexos.pdf391.41 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo nasceu do reconhecimento do facto de educadores, professores e psicólogos mencionarem que algumas crianças não estão preparadas para ingressarem no primeiro ciclo, devido a revelarem diversas lacunas ao nível da sua autonomia. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho consistiu em perceber a importância que o desenvolvimento da autonomia assume na preparação para a aprendizagem global da criança. Desenhamos este estudo de modo a conhecer o conceito de autonomia, os seus comportamentos, o seu processo de construção, a educação pré-escolar, a criança em idade pré-escolar e as características organizacionais das escolas. Nesta investigação participaram 9 crianças, com cinco anos de idade, que frequentavam a educação pré-escolar, numa escola na área da Grande Lisboa. Foi implementado um Inquérito por Questionário a quatro educadoras da escola, foi feita uma observação de uma atividade e realizada uma avaliação individual das crianças. Os resultados alcançados vão ao encontro da questão-problema, qual a importância que o desenvolvimento da autonomia assume na preparação para a aprendizagem global da criança, apontando para a necessidade de se trabalhar a autonomia destas crianças, de uma forma sistemática e consistente, de modo a prepará-las para o ingresso no primeiro ano de escolaridade.
This report is part of the framework Supervised Teaching Practice for the master’s degree for Teaching Qualification for Pre-school and the 1st Cycle of Basic Education. The main objective of this study was born from the recognition mentioned by educators, teachers and psychologists that some children are not prepared to join school’s first cycle, due to several gaps in their autonomy. Thus, the main objective of this study was to understand the importance that the development of the autonomy takes in the preparation for the global learning of children. We designed this study in order to know the concept of autonomy, their behaviours, their construction process, pre-school education, children in pre-school age and the organizational characteristics of schools. In this research, nine children, with five years of age attending pre-school education in a school in the area of Grande Lisboa, participated. A questionnaire addressed to four school teachers of this school was implemented, it was made an observation of an activity and carried out an individual assessment of children. The results achieved support the research question, what is the importance that the development of the autonomy takes in the preparation for the global learning of children, pointing to the need of working the autonomy in a systematic and consistent manner, in order to prepare them for entering the school’s first year.

Description

Keywords

Autonomia Educação Pré-Escolar Criança Desenvolvimento Global Primeiro-ciclo Autonomy Pre-school Education Children Global Learning First-cycle

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue