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Authors
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Abstract(s)
Nas últimas décadas, o conceito de employer branding começou a ser uma das prioridades dos
gestores de topo e dos responsáveis de recursos humanos. Com efeito, a noção de que o capital
humano é um activo crítico e de elevada importância estratégica em qualquer organização tem
levado a que, de uma forma continuada e sistemática, se procurem identificar as melhores
práticas para atrair e reter os talentos que realmente marcam a diferença em mercados cada vez
mais competitivos. Esta investigação insere-se nesta temática e visa avaliar o impacto que as
estratégias de employer branding, utilizadas na empresa, têm sobre o seu ambiente interno e
externo.
O procedimento metodológico implementado na consecução deste trabalho é misto, pois
entendemos que a combinação de técnicas quantitativas e qualitativas torna a pesquisa mais
forte e reduz o enviesamento dos resultados. A recolha dos dados foi efectuada através de
entrevistas semiestruturadas e da aplicação de um Questionário de Employer Branding.
Os resultados obtidos sugerem que quanto mais elevada é a percepção dos colaboradores sobre
a cultura e ambiente de trabalho, mais elevado é o seu compromisso com a empresa e que a
comunicação e imagem influenciam significativamente a percepção dos profissionais externos
à organização.
Description
Keywords
employer branding capital humano compromisso desempenho atracção retenção de talentos.