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- IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS DE EMPLOYER BRANDING NO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO DA EMPRESA. ESTUDO DE CASOPublication . Isá Sezões, Carlos Miguel; Lopes Costa, JoséNas últimas décadas, o conceito de employer branding começou a ser uma das prioridades dos gestores de topo e dos responsáveis de recursos humanos. Com efeito, a noção de que o capital humano é um activo crítico e de elevada importância estratégica em qualquer organização tem levado a que, de uma forma continuada e sistemática, se procurem identificar as melhores práticas para atrair e reter os talentos que realmente marcam a diferença em mercados cada vez mais competitivos. Esta investigação insere-se nesta temática e visa avaliar o impacto que as estratégias de employer branding, utilizadas na empresa, têm sobre o seu ambiente interno e externo. O procedimento metodológico implementado na consecução deste trabalho é misto, pois entendemos que a combinação de técnicas quantitativas e qualitativas torna a pesquisa mais forte e reduz o enviesamento dos resultados. A recolha dos dados foi efectuada através de entrevistas semiestruturadas e da aplicação de um Questionário de Employer Branding. Os resultados obtidos sugerem que quanto mais elevada é a percepção dos colaboradores sobre a cultura e ambiente de trabalho, mais elevado é o seu compromisso com a empresa e que a comunicação e imagem influenciam significativamente a percepção dos profissionais externos à organização.
- Plano de Negócios: Comercialização de Aguardente de medroho em Portugal e outros produtos complementaresPublication . Gouveia, Tiago André Caria; Luís, ValentimO objetivo do projeto é a criação e desenvolvimento de uma empresa para a comercialização a nível nacional de Aguardente de Medronho e Outros Derivados, com vista à viabilidade económica e sustentável do mesmo. Estamos perante um produto de enormes potencialidades de desenvolvimento no mercado das bebidas alcoólicas e espirituosas. Um mercado marcado por tendências de consumo, tendo em conta o fruto, que carecem de experiências inovadoras, diferenciadoras e emocionais. Neste sentido, o projeto procura desenvolver uma proposta de valor que vá ao encontro das necessidades e expectativas de valor acrescentado para com os potenciais clientes. Na revisão da literatura são abordados conceitos-chave à sustentação do projeto: Business Model, Inovação contínua, Modelo de Negócio Canvas, Estratégia, Plano Estratégico, Marketing-Mix, Valor, Customer Perceived Value e Elementos de Valor. A natureza do projeto envolve uma metodologia secundária e primária. A primeira tem o propósito de aprofundar o estudo de conceitos-chave como os acima referidos e a segunda com o intuito de aprofundar o conhecimento do mercado e sector. Como tal, foi realizado um trabalho de campo onde se recolheram dados qualitativos junto de players de mercado e dados quantitativos através da aplicação de um questionário online a 537 inquiridos. Tendo sido meticulosa a construção das politicas de marketing-mix, o projeto encerra com uma conclusão sobre a viabilidade estratégica e económico-financeira.
- Measurement of quarkonium production in proton–lead and proton–proton collisions at $5.02~\mathrm {TeV}$ with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2839 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThe modification of the production of $J/\psi $ , $\psi (2\mathrm {S})$ , and $\varUpsilon (n\mathrm {S})$ ( $n = 1, 2, 3$ ) in p+Pb collisions with respect to their production in pp collisions has been studied. The p+Pb and pp datasets used in this paper correspond to integrated luminosities of $28~\mathrm {nb}^{-1}$ and $25~\mathrm {pb}^{-1}$ respectively, collected in 2013 and 2015 by the ATLAS detector at the LHC, both at a centre-of-mass energy per nucleon pair of 5.02 TeV. The quarkonium states are reconstructed in the dimuon decay channel. The yields of $J/\psi $ and $\psi (\mathrm {2S})$ are separated into prompt and non-prompt sources. The measured quarkonium differential cross sections are presented as a function of rapidity and transverse momentum, as is the nuclear modification factor, $R_{p\mathrm {Pb}}$ for $J/\psi $ and $\varUpsilon (n\mathrm {S})$ . No significant modification of the $J/\psi $ production is observed while $\varUpsilon (n\mathrm {S})$ production is found to be suppressed at low transverse momentum in p+Pb collisions relative to pp collisions. The production of excited charmonium and bottomonium states is found to be suppressed relative to that of the ground states in central p+Pb collisions.
- O Marketing interno como factor crítico no desempenho e na intenção de saída dos colaboradores na hotelaria em PortugalPublication . Duarte, Mónica Francisco; Costa, Sandra PereiraO marketing interno compreende-se como um conjunto de medidas e atividades estratégicas que têm como principal objetivo ir ao encontro do que os funcionários das empresas pretendem, principalmente através da comunicação e compreensão das suas necessidades. Nos dias de hoje, a implementação de estratégias de marketing interno começou a ganhar forma nas empresas, principalmente nas empresas em que a sua principal venda são os serviços prestados, como é o caso da hotelaria. O presente estudo tem como principal objetivo aferir no sector da restauração a relação entre as práticas de estratégia de marketing interno e a sua influência no desempenho contextual, desempenho de tarefa e a intenção de saída dos colaboradores. Nesta amostra, a análise de dados permitiu verificar que existem relações não só entre as politicas de marketing interno com o desempenho, tanto a nível contextual como de tarefa, como também a nível das intenções de saída. Os resultados permitiram também atribuir à satisfação um papel de mediador. No final são discutidos os resultados, bem como as principais implicações teóricas e praticas destes resultados para as organizações.