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Abstract(s)
Considerando a importância do setor do turismo em Portugal, e o cenário global atual, onde
cada vez mais pessoas estão conectadas e buscam informações na internet, propõe-se
análises descritivas relacionadas aos dados de hóspedes em alojamentos turísticos em
Portugal e aos dados de busca sobre os principais destinos turísticos de Portugal
disponibilizados pelo Google Trends ao longo dos últimos. Também propõe-se análises
preditivas do número de hóspedes em Portugal. As análises foram realizadas com base nos
dados dos oito principais países de origem dos hóspedes (residentes e não residentes),
nomeadamente: Portugal, Grã-Bretanha, Irlanda, Espanha, França, Alemanha, Brasil e Itália.
Procurou-se avaliar se os dados de buscas, em diferentes defasagens, são relacionados com
os dados dos hóspedes e se a inclusão destes dados aprimoram as previsões do número de
hóspedes de Portugal. As análises preditivas foram realizadas através da execução de
modelos de previsão das classes ETS, ARIMA e regressão dinâmica em diferentes
procedimentos de avaliação da capacidade preditiva. Os resultados indicam a correlação
entre os dados para cada país em diferentes defasagens. Eles também indicam qual é o
melhor método para produzir previsões ao horizonte 1 e vários horizontes e em quais dos
países analisados a inclusão dos dados de pesquisa melhora as previsões. Com base nos
resultados de cada país, foram realizadas previsões para o ano de 2020 com o objetivo de
comparar a quantidade expectável de hóspedes com os dados concretos e estimar as perdas
do sector em decorrência da pandemia do Coronavírus (COVID-2019).
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Keywords
Turismo Análises descritivas Análises preditivas Google trends
