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Abstract(s)
O atual estudo teve como ponto de partida a realização de uma intervenção - ação realizada no âmbito do trabalho de projeto que se insere no Mestrado de Educação de Especial – Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação de Coimbra, e procura descrever e interpretar uma avaliação realizada a um jovem diagnosticado como tendo uma Perturbação de Desenvolvimento da Linguagem que remete para uma Dificuldade de Aprendizagem Específica, Dislexia. Numa primeira fase, sentiu-se a necessidade de observar e avaliar ao nível da leitura e expressão escrita um caso com características sintomatológicas de dois especificadores:
Leitura – Défice na leitura com impacto na precisão, fluência e descodificação;
Expressão escrita – Défice na Expressão Escrita com impacto na precisão ortográfica, gramatical, pontuação e organização da expressão escrita.
Sabe-se que a leitura e a escrita são dois fatores primordiais para o desenvolvimento da criança e na inserção social.
É frequente os jovens disléxicos terem de lidar com o insucesso escolar, nomeadamente no início da escolaridade, altura em que a aprendizagem da leitura e da escrita assume significativamente, acabando por vezes por sentirem-se inferiores ao que era esperado.
Posteriormente foi feita uma análise sistematizada destes aspetos, tendo em vista o lançamento de pistas de intervenção futura.
Como limitações deste trabalho apontamos que apesar das solicitações a várias escolas como base fundamental desta intervenção, estes vieram indeferidos não sendo possível intervir em termos de contexto escolar, o que teria sido o mais adequado.
Description
Keywords
Dislexia Dificuldades de Aprendizagem Específicas Observação Intervenção