Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.08 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como
pano de fundo o quotidiano vivido e observado em contexto de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino
Básico de uma escola pública no centro da cidade de Torres Vedras.
Esta investigação foi conduzida segundo a metodologia qualitativa e, como tal,
obedece a alguns critérios, nomeadamente a formação do problema: identificar e
compreender como o trabalho cooperativo é potenciador de aprendizagens. Este problema
motivou três questões de análise: 1) como se desenvolve o trabalho cooperativo, 2) qual o
papel do professor e consequentes estratégias e modelos em sala de aula, e 3) quais as
vantagens e consequências do trabalho cooperativo.
Partindo de autores de referência tais como Arends (1995), Bessa e Fontaine (2002),
Cochito (2008), Freire (2003), Lopes e Silva (2009), Sebarroja (2001), Tomlinson e Allan
(2001) e Thurler e Perrenoud (1994), este relatório pretende introduzir o método de
aprendizagem cooperativa, que se insere no paradigma de ensino-aprendizagem no contexto
de mudança da atual sociedade.
Este estudo demonstra que a aprendizagem cooperativa é vantajosa para o ensinoaprendizagem
em contextos de sala de aula multiculturais, pelo que todos os alunos, sem
exceção, são beneficiados: entreajuda, respeito, tolerância, partilha, interdependência positiva.
Para tal, concorre o colossal trabalho do professor reflexivo
Description
Keywords
Ensino Básico Aprendizagem cooperativa Trabalho cooperativo Professor