Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LOPES Ana Sofia 2013.pdf1.08 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como pano de fundo o quotidiano vivido e observado em contexto de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública no centro da cidade de Torres Vedras. Esta investigação foi conduzida segundo a metodologia qualitativa e, como tal, obedece a alguns critérios, nomeadamente a formação do problema: identificar e compreender como o trabalho cooperativo é potenciador de aprendizagens. Este problema motivou três questões de análise: 1) como se desenvolve o trabalho cooperativo, 2) qual o papel do professor e consequentes estratégias e modelos em sala de aula, e 3) quais as vantagens e consequências do trabalho cooperativo. Partindo de autores de referência tais como Arends (1995), Bessa e Fontaine (2002), Cochito (2008), Freire (2003), Lopes e Silva (2009), Sebarroja (2001), Tomlinson e Allan (2001) e Thurler e Perrenoud (1994), este relatório pretende introduzir o método de aprendizagem cooperativa, que se insere no paradigma de ensino-aprendizagem no contexto de mudança da atual sociedade. Este estudo demonstra que a aprendizagem cooperativa é vantajosa para o ensinoaprendizagem em contextos de sala de aula multiculturais, pelo que todos os alunos, sem exceção, são beneficiados: entreajuda, respeito, tolerância, partilha, interdependência positiva. Para tal, concorre o colossal trabalho do professor reflexivo

Description

Keywords

Ensino Básico Aprendizagem cooperativa Trabalho cooperativo Professor

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue