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A doença oncológica é a segunda principal causa de mortalidade e morbilidade na Europa e, em Portugal, a sua incidência tem vindo a aumentar. Por outro lado, o número de sobreviventes também tem vindo a crescer o que indica que os tratamentos, nomeadamente a quimioterapia, têm-se mostrado promissores.
Contudo, com os tratamentos de quimioterapia surgem sintomas adversos que provocam um impacto significativo na qualidade de vida da pessoa com doença oncológica. Assim, torna-se primordial a promoção de conhecimentos e habilidades para a capacitação da pessoa para a autogestão dos sintomas associadas ao tratamento.
Suportada nesta problemática, surge esta dissertação de mestrado, que se encontra inserida no projeto iGestSaúde, cuja finalidade assenta no suporte à autogestão da doença crónica, encontrando-se nesta fase direcionado para o desenvolvimento do “Módulo 1 - iGestSaúde: Quimioterapia”.
Assim, os objetivos deste trabalho de investigação foram: atualizar e consensualizar um conjunto de orientações terapêuticas de suporte à autogestão dos sintomas fadiga/inatividade, dispneia, ansiedade, insónia e dor, e desenvolver um protótipo de um jogo a inserir na APP iGestSaúde de forma a aliar a ludicidade à aprendizagem, e assim contribuir para a literacia em saúde das pessoas com doença oncológica a realizar tratamento de quimioterapia.
O percurso metodológico desenvolveu-se em quatro fases. Na primeira fase, procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de identificar novas orientações terapêuticas de suporte à autogestão dos sintomas fadiga/inatividade, dispneia, ansiedade, insónia e dor). Na segunda fase, realizou-se um estudo de consensos, através de um grupo de discussão, tendo sido possível obter o consenso da maioria das orientações terapêuticas propostas para os sintomas em estudo. Na terceira fase realizou-se um pré-teste da aplicação do programa iGestSaúde com a população-alvo, possibilitando avaliar a satisfação dos mesmos perante a implementação do programa. Na quarta fase desenvolveu-se o protótipo do iGestGame, tendo por base o conjunto de orientações previamente definidas e consensualizadas, tendo o mesmo sido testado e avaliado por peritos.
Considera-se que o conjunto de orientações terapêuticas elencado tem potencial de contribuir para capacitar a pessoa na autogestão dos sintomas, associados ao tratamento de quimioterapia. Por outro lado o iGestGame também revelou potencial de desenvolvimento como ferramenta para aumentar a literacia em saúde.
Assim, e num futuro próximo, o desenvolvimento do programa iGestSaúde e do jogo iGestGame, serão certamente um ótimo contributo para a melhoria dos cuidados a estas pessoas, melhorando a sua perceção de qualidade de vida e bem-estar.
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Quimioterapia Educação em saúde Jogos digitais Literacia em saúde
