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Authors
Abstract(s)
Um problema que se tem vindo a verificar já há alguns anos é a falta de professores nas
escolas públicas. Nos últimos anos letivos, muitos alunos passaram demasiado tempo
sem professores. Este problema é transversal a todas as disciplinas e níveis de ensino.
Tendo em conta que existem cada vez mais professores a abandonar, precocemente, a
carreira e cada vez menos jovens interessados em fazer carreira como professor, é
urgente criar uma estratégia para a retenção de professores.
Este estudo procura perceber, apesar de todas as queixas dos professores, quais as
condições que os fazem permanecer na carreira para, deste modo, ser possível delinear
uma estratégia, não só de retenção de professores, como também de atração de novos
talentos para a profissão.
Na prática, o presente estudo permite definir estratégias de retenção com base nos
fatores motivacionais dos professores. Percebeu-se que o reconhecimento da carreira,
o meaningful work, a autonomia de decisão e a flexibilidade são fatores que estão
positivamente relacionados com a motivação dos professores. Este estudo permitiu
ainda perceber que todos os professores são diferentes, com caraterísticas e
necessidades diferentes e, como tal, não se deve desprezar a gestão de recursos
humanos nas escolas, uma vez que é um dos setores que apresenta a maior taxa de
stress e de esgotamento laboral
Description
Keywords
Professores Abandono Carreira Satisfação Retenção.