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Aptidão física pós pandemia em adolescentes:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Paula | |
dc.contributor.author | Pedro, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2024-04-02T11:19:37Z | |
dc.date.available | 2024-04-02T11:19:37Z | |
dc.date.issued | 2024-02-09 | |
dc.description.abstract | O Relatório Final de Estágio tem como principal objetivo oferecer uma visão abrangente do Estágio Profissional realizado durante o 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário no Instituto Piaget de Almada. Este relatório visa realizar uma abordagem crítica e fundamentada de todo o processo de aprendizagem e ensino ocorrido durante o ano letivo de 2021/2022. O relatório estará dividido em quatro dimensões, nomeadamente a Dimensão I - Profissional Social e Ética, que aborda os objetivos do professor de Educação Física nas aulas, a Dimensão II - Desenvolvimento do Ensino e Da Aprendizagem, focada no planeamento das aulas, no processo de avaliação e na relação entre professor e aluno, a Dimensão III - Participação na Escola em Relação com a Comunidade, que elucida sobre o trabalho feito no Desporto Escolar e outras atividades da Escola, e, por último, a Dimensão IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. O estudo científico elaborado no presente ano letivo foi intitulado “Aptidão física pós pandemia em adolescentes: Influência do desporto federado nos testes FitEscola”. A amostra do estudo foi composta por 91 estudantes, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, do 7º e 10º ano de um Colégio do distrito de Setúbal, nos quais 40 do género feminino e 51 do género masculino. A todos os participantes foi aplicado os testes FitEscola, nomeadamente o teste do vaivém que consiste na execução do número máximo de percursos realizados numa distância de 20 metros e o teste da milha que consiste realizar 1609 metros no menor tempo possível. Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas em relação às classificações de ambos os géneros nos períodos pré e pós-covid, porém comprovou que as classificações dos alunos que praticam desporto federado foram superiores aos restantes. Desta forma, podemos concluir que a decadência de atividade física durante o período pandémico teve impacto na aptidão física dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203565584 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50447 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Atividade física | pt_PT |
dc.subject | Aptidão física | pt_PT |
dc.subject | FITescola | pt_PT |
dc.subject | COVID | pt_PT |
dc.title | Aptidão física pós pandemia em adolescentes: | pt_PT |
dc.title.alternative | influência do desporto federado nos testes FITescola | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |