Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aptidão física pós pandemia em adolescentes:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PAULO SÃO PEDRO.pdf863 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Relatório Final de Estágio tem como principal objetivo oferecer uma visão abrangente do Estágio Profissional realizado durante o 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário no Instituto Piaget de Almada. Este relatório visa realizar uma abordagem crítica e fundamentada de todo o processo de aprendizagem e ensino ocorrido durante o ano letivo de 2021/2022. O relatório estará dividido em quatro dimensões, nomeadamente a Dimensão I - Profissional Social e Ética, que aborda os objetivos do professor de Educação Física nas aulas, a Dimensão II - Desenvolvimento do Ensino e Da Aprendizagem, focada no planeamento das aulas, no processo de avaliação e na relação entre professor e aluno, a Dimensão III - Participação na Escola em Relação com a Comunidade, que elucida sobre o trabalho feito no Desporto Escolar e outras atividades da Escola, e, por último, a Dimensão IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. O estudo científico elaborado no presente ano letivo foi intitulado “Aptidão física pós pandemia em adolescentes: Influência do desporto federado nos testes FitEscola”. A amostra do estudo foi composta por 91 estudantes, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, do 7º e 10º ano de um Colégio do distrito de Setúbal, nos quais 40 do género feminino e 51 do género masculino. A todos os participantes foi aplicado os testes FitEscola, nomeadamente o teste do vaivém que consiste na execução do número máximo de percursos realizados numa distância de 20 metros e o teste da milha que consiste realizar 1609 metros no menor tempo possível. Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas em relação às classificações de ambos os géneros nos períodos pré e pós-covid, porém comprovou que as classificações dos alunos que praticam desporto federado foram superiores aos restantes. Desta forma, podemos concluir que a decadência de atividade física durante o período pandémico teve impacto na aptidão física dos alunos.

Description

Keywords

Educação física Atividade física Aptidão física FITescola COVID

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License