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Inteligência Artificial e Saúde Mental: Percepções sobre o uso de Chatbots no apoio psicológico e redução de sintomas de Ansiedade e Depressão

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Abstract(s)

Face ao aumento da prevalência da ansiedade e da depressão na população, os chatbots de saúde mental têm ganho destaque como ferramentas digitais acessíveis. Este estudo procura entender como as pessoas percebem a utilidade dos chatbots de inteligência artificial no alívio dos sintomas de ansiedade e/ou depressão. Pretendemos explorar se essas ferramentas são vistas como úteis, satisfatórias e eficazes no apoio à saúde mental. O principal objetivo é descrever a utilização de aplicações de inteligência artificial e a perceção de redução de sintomas de ansiedade e/ou depressão. Este estudo analisou a perceção de utilidade desses chatbots em indivíduos com sintomas ansiosos e/ou depressivos. Participaram 115 indivíduos (média de idade = 38 anos; 70% mulheres), que responderam a um questionário online com os instrumentos PHQ-9, GAD-7, Human Factors e EEA. A análise estatística revelou que a perceção de utilidade está positivamente associada à aceitabilidade dos chatbots, independentemente da gravidade dos sintomas. Estes dados ajudam a compreender melhor como as pessoas percebem este tipo de tecnologia na área da saúde mental.
Given the increase in anxiety and depression in the population, mental health chatbots have gained prominence as accessible digital tools. This study seeks to understand how people perceive the usefulness of artificial intelligence chatbots in relieving symptoms of anxiety and/or depression. We intend to explore whether these tools are seen as useful, satisfying and effective in supporting mental health. The main objective is to describe the use of artificial intelligence applications and the perceived reduction of symptoms of anxiety and/or depression. This study analyzed the perceived usefulness of these chatbots in individuals with anxious and/or depressive symptoms. 115 individuals took part (average age = 38 years; 70% women), who answered an online questionnaire with the PHQ-9, GAD-7, Human Factors and EEA instruments. Statistical analysis revealed that perceived usefulness is positively associated with the acceptability of chatbots, regardless of symptom severity. These data help to better understand how people perceive this type of technology in the area of mental health.

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Ansiedade Depressão Inteligência Artificial Intervenções Digitais Percepções de Utilizadores Tecnologia de Apoio Psicológico Chatbots

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