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O uso de jogos de simulação como prática de recursos humanos para o desenvolvimento de competências

dc.contributor.advisorCascão, Ferreira
dc.contributor.authorMarino, Manuela de Quadros
dc.date.accessioned2025-01-07T15:34:47Z
dc.date.available2025-01-07T15:34:47Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractEsta pesquisa académica visa investigar a prática de utilização da gamificação como ferramenta de recursos humanos para o desenvolvimento de competências. Esta prática é considerada como inovadora na gestão estratégica de Recursos Humanos. Deterding (2013), considera que a gamificação deve estar direcionada para fins de aprendizagem, transformando-a numa abordagem muito mais ampla do que apenas o entretenimento, inclusive para práticas de recursos humanos no desenvolvimento de competências. A área de RH busca ferramentas capazes de aumentar a motivação e desenvolver competências, as quais são definidas como um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes, uma combinação entre o saber e ser, transformado em aptidões (Chiavenato, 2014 cited in Moreira 2023). A utilização de jogos de simulação, ou da gamificação, para a resolução de atividades, favorece consideravelmente o nível de engagement, o que aumenta a motivação dos trabalhadores (Busarello 2014). Neste formato, a organização tende a se favorecer e criar um ambiente mais integrado entre trabalhadores e empresa. No âmbito da gamificação, já existem algumas pesquisas e investigações importantes sobre o uso desta ferramenta, em que demonstra a sua capacidade de inovação e intervenção no processo de aprendizagem e motivação dos seres envolvidos. Entretanto, ainda é uma prática muito recente, ou ainda pouco estudada, o que representa um campo aberto para novas investigações e pesquisas, seja para reforçar e atualizar pesquisas já feitas, seja para trazer um novo fator relacionado com os jogos de simulação. Esta é uma pesquisa quantitativa, onde através de dados estatísticos não paramétricos serão apresentados os resultados conforme a amostra investigada. O instrumento de trabalho utilizado nesta pesquisa académica foi um questionário distribuído de forma on line. Na amostra temos a participação de 26 profissionais de recursos humanos, de diferentes organizações, que utilizam ou já utilizaram a gamificação como ferramenta de trabalho para o desenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.description.abstractThis academic research aims to investigate the practice of using simulation games as a human resources tool for developing skills. This practice is considered innovative in the strategic management of Human Resources. Deterding (2013), considers that this tool should be aimed at learning purposes, transforming it into a much broader approach than just entertainment. The HR area seeks tools capable of increasing motivation and developing competencies, which are defined as a set of skills, behaviors and attitudes, a combination of knowledge and being, transformed into skills (Chiavenato, 2014 cited in Moreira 2023). The use of simulation games to solve activities considerably improves the level of engagement, which increases workers motivation (Busarello, 2014). In this format, the organization tends to favor itself and create a more integrated environment between workers and the company. In the context of simulation games, there is already some important research and investigation into the use of this tool, which demonstrates its capacity for innovation and intervention in the learning process of the beings involved. However, it is still a very recent practice, or still little studied, which represents an open field for new investigations and research, either to reinforce an update research already done, or to bring a new factor related to simulation games. This research will be quantitative, where, through non-parametric statistical data, the results will be presented according to the sample investigated. The working instrument used in this academic research was the online questionnaire. In the sample we have the participation of 26 human resources professionals, from different organizations where they use or have already used gamification as a work tool.pt_PT
dc.identifier.tid203794800
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53560
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectRecursos humanos.pt_PT
dc.titleO uso de jogos de simulação como prática de recursos humanos para o desenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanospt_PT

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