Publication
Os contributos da supervisão pedagógica na construção da identidade docente nos sistemas educativos do Brasil e Portugal
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Milheiro, Ana Rita | |
| dc.contributor.author | Soares, Lucicléia | |
| dc.date.accessioned | 2022-05-28T15:59:40Z | |
| dc.date.available | 2022-05-28T15:59:40Z | |
| dc.date.issued | 2022-02-07 | |
| dc.description.abstract | A supervisão pedagógica é parte importante dentro da prática pedagógica perspetivando o desenvolvimento de pessoas e processos voltados para o ensino e aprendizagem. Por conseguinte, a revisão da literatura evidencia que a supervisão pedagógica pode emergir como plataforma individual e organizacional capaz de promover estratégias que potenciem o trabalho educativo e reforcem a identidade docente. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo tentar compreender e identificar os contributos da supervisão pedagógica no processo de construção da identidade de docentes do Brasil e de Portugal, observando e analisando como se dá este processo e quais as suas especificidades. Para o efeito, procedeu-se a uma leitura crítica dos documentos oficiais dos países em causa, nomeadamente legislação educacional e programas curriculares, identificando semelhanças e diferenças entre os dois sistemas. De maneira a validar a problemática definida, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa tendo como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada e questionário. Participaram nesta investigação dezasseis docentes, oito dos quais são docentes brasileiros e outros oito são docentes portugueses. Esta investigação visa contribuir para o reconhecimento do trabalho do supervisor e para os contributos que a supervisão pode proporcionar para o fortalecimento da identidade profissional dos professores, bem como identificar diferenças e semelhanças do processo de supervisão nos dois países em questão. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202978010 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40812 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Supervisão | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
| dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
| dc.subject | Identidade docente | pt_PT |
| dc.title | Os contributos da supervisão pedagógica na construção da identidade docente nos sistemas educativos do Brasil e Portugal | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Ramo Supervisão Pedagógica e Avaliação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
