Repository logo
 
Publication

Os contributos da supervisão pedagógica na construção da identidade docente nos sistemas educativos do Brasil e Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMilheiro, Ana Rita
dc.contributor.authorSoares, Lucicléia
dc.date.accessioned2022-05-28T15:59:40Z
dc.date.available2022-05-28T15:59:40Z
dc.date.issued2022-02-07
dc.description.abstractA supervisão pedagógica é parte importante dentro da prática pedagógica perspetivando o desenvolvimento de pessoas e processos voltados para o ensino e aprendizagem. Por conseguinte, a revisão da literatura evidencia que a supervisão pedagógica pode emergir como plataforma individual e organizacional capaz de promover estratégias que potenciem o trabalho educativo e reforcem a identidade docente. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo tentar compreender e identificar os contributos da supervisão pedagógica no processo de construção da identidade de docentes do Brasil e de Portugal, observando e analisando como se dá este processo e quais as suas especificidades. Para o efeito, procedeu-se a uma leitura crítica dos documentos oficiais dos países em causa, nomeadamente legislação educacional e programas curriculares, identificando semelhanças e diferenças entre os dois sistemas. De maneira a validar a problemática definida, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa tendo como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada e questionário. Participaram nesta investigação dezasseis docentes, oito dos quais são docentes brasileiros e outros oito são docentes portugueses. Esta investigação visa contribuir para o reconhecimento do trabalho do supervisor e para os contributos que a supervisão pode proporcionar para o fortalecimento da identidade profissional dos professores, bem como identificar diferenças e semelhanças do processo de supervisão nos dois países em questão.pt_PT
dc.identifier.tid202978010pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40812
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectIdentidade docentept_PT
dc.titleOs contributos da supervisão pedagógica na construção da identidade docente nos sistemas educativos do Brasil e Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Ramo Supervisão Pedagógica e Avaliaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Lucicléia Soares.pdf
Size:
932.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format