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Projeto de enriquecimento das atividades de animação sociocultural em lar
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria Sidalina | |
dc.contributor.author | Costa, Paula Manuela Martinho Valadares | |
dc.date.accessioned | 2015-04-27T14:37:46Z | |
dc.date.available | 2015-04-27T14:37:46Z | |
dc.date.issued | 2015-03-27 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste relatório analisa-se uma experiência de estágio de gerontologia social que elege como campo de observação e de intervenção um lar de idosos, situado na região do Porto. Orientados pela metodologia de projeto, num primeiro momento direcionada para a elaboração do diagnóstico da situação social, atende-se às engrenagens sociais que, no seio desta instituição especializada no tratamento da velhice frágil e dependente, geram uma silenciosa exclusão que está bem patente nas atitudes de retraimento e de desistência dos idosos. O tratamento destes idosos está remetido para esta instituição e para os seus profissionais que perspetivam os idosos essencialmente como meros recetores de serviços, numa lógica de sobrevalorização da realização das atividades básicas de vida diária destinadas à manutenção da sua vida biológica, não considerando tanto as atividades como os relacionamentos que manteriam a vida social dos idosos e a sua integração social. A elaboração do diagnóstico social permitiu-nos compreender o quotidiano dos idosos institucionalizados e que é em muito caracterizada por uma série de ruturas derivadas do facto da sua vida passar a decorrer num único lugar caracterizado por um encerramento com o mundo exterior - e portanto por um corte nas relações com indivíduos pertencentes a outras gerações - e onde os idosos devem obedecer a um conjunto de regras que os impedem de ter controlo e comando sobre a sua própria existência. O diagnóstico permitiu-nos identificar os caminhos da intervenção que passaram por proporcionar aos idosos um projeto de intervenção organizado segundo dois eixos fundamentais, sendo o primeiro a criação de espaços de transmissão intergeracional da história vivida, de comunicação das experiências dos mais velhos e de reflexão conjunta em torno dos valores e prioridades a estabelecer na condução da vida e o segundo um programa concertado de atividades de produção e de fruição culturais no interior e no exterior da instituição. No primeiro programa considera-se a importância de sessões que permitem a criação de momentos de transmissão intergeracional através de partilha histórias, de jogos e de canções. Mestrado em Gerontologia Social – ISSSP 3 O segundo programa teve como ideia envolver e despertar a curiosidade dos mais velhos para a realização de atividades de animação sociocultural, o que lhes permitiu superar sentimentos de frustração e de vazio, encontrar sentido para a vida e melhorar as interações com os outros idosos e com os profissionais que lhes prestam cuidado. | por |
dc.identifier.tid | 201094630 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/8506 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Animação sociocultural | por |
dc.subject | Lares de idosos | por |
dc.subject | Envelhecimento | por |
dc.subject | Institucionalização | por |
dc.title | Projeto de enriquecimento das atividades de animação sociocultural em lar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Gerontologia Social | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Gerontologia Social | por |
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