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Abstract(s)
Neste relatório analisa-se uma experiência de estágio de gerontologia social que elege
como campo de observação e de intervenção um lar de idosos, situado na região do Porto.
Orientados pela metodologia de projeto, num primeiro momento direcionada para a
elaboração do diagnóstico da situação social, atende-se às engrenagens sociais que, no seio
desta instituição especializada no tratamento da velhice frágil e dependente, geram uma
silenciosa exclusão que está bem patente nas atitudes de retraimento e de desistência dos
idosos. O tratamento destes idosos está remetido para esta instituição e para os seus
profissionais que perspetivam os idosos essencialmente como meros recetores de serviços,
numa lógica de sobrevalorização da realização das atividades básicas de vida diária
destinadas à manutenção da sua vida biológica, não considerando tanto as atividades como os
relacionamentos que manteriam a vida social dos idosos e a sua integração social.
A elaboração do diagnóstico social permitiu-nos compreender o quotidiano dos idosos
institucionalizados e que é em muito caracterizada por uma série de ruturas derivadas do
facto da sua vida passar a decorrer num único lugar caracterizado por um encerramento com
o mundo exterior - e portanto por um corte nas relações com indivíduos pertencentes a outras
gerações - e onde os idosos devem obedecer a um conjunto de regras que os impedem de ter
controlo e comando sobre a sua própria existência.
O diagnóstico permitiu-nos identificar os caminhos da intervenção que passaram por
proporcionar aos idosos um projeto de intervenção organizado segundo dois eixos
fundamentais, sendo o primeiro a criação de espaços de transmissão intergeracional da
história vivida, de comunicação das experiências dos mais velhos e de reflexão conjunta em
torno dos valores e prioridades a estabelecer na condução da vida e o segundo um programa
concertado de atividades de produção e de fruição culturais no interior e no exterior da
instituição.
No primeiro programa considera-se a importância de sessões que permitem a criação
de momentos de transmissão intergeracional através de partilha histórias, de jogos e de
canções.
Mestrado em Gerontologia Social – ISSSP 3
O segundo programa teve como ideia envolver e despertar a curiosidade dos mais
velhos para a realização de atividades de animação sociocultural, o que lhes permitiu superar
sentimentos de frustração e de vazio, encontrar sentido para a vida e melhorar as interações
com os outros idosos e com os profissionais que lhes prestam cuidado.
Description
Keywords
Animação sociocultural Lares de idosos Envelhecimento Institucionalização