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Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs
dc.contributor.author | Alves, Anabela Oliveira | |
dc.contributor.author | Trigueiro, Maria João | |
dc.contributor.author | Silva Pinto, Élia | |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T14:16:19Z | |
dc.date.available | 2022-11-30T14:16:19Z | |
dc.date.issued | 2022-10 | |
dc.description.abstract | Introdução: As alterações do comportamento podem estar associadas tanto com disfunções do processamento sensorial, como com o tempo de exposição a ecrãs. Objetivo: Verificar se o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs em crianças em idade escolar do 1.º ciclo influenciam os seus comportamentos. Método: Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Medida do Processamento Sensorial e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. A amostra foi composta por 183 crianças entre os seis e os 10 anos. Para o tratamento de dados utilizou-se medidas de estatística descritiva para caraterizar a amostra e descrever as frequências das variáveis, para relacionar o processamento sensorial com o comportamento, e o tempo de exposição a ecrãs com o comportamento utilizou-se a correlação não paramétrica de Spearman, e para verificar se o tempo de exposição a ecrãs e o processamento sensorial são preditores do comportamento realizou-se uma regressão linear múltipla. Resultados: As variáveis que se revelaram preditoras do comportamento foram ao nível do processamento sensorial, a participação social (Beta = 0,255, p < 0,001), a consciência do corpo (Beta = 0,324, p < 0,001) e a audição (Beta = 0,164, p = 0,018), tendo sido apurada a tendência para quanto mais os problemas no processamento sensorial mais os problemas de comportamento. Da análise entre as variáveis, tempo de exposição a ecrãs e comportamento não se verificou nenhuma correlação significativa. Conclusão: Conclui-se que dificuldades no processamento sensorial estão associadas a uma maior prevalência de problemas de comportamento, em crianças com desenvolvimento típico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.25766/ncet-dm94 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2975-8181 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42491 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Processamento sensorial | pt_PT |
dc.subject | Tempo de ecrã | pt_PT |
dc.subject | Comportamento | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento típico | pt_PT |
dc.title | Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 14 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Terapia Ocupacional | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2022 | pt_PT |
person.familyName | Silva Pinto | |
person.givenName | Élia | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8774-5456 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 31b1db23-57f2-480b-b49b-3cb4f6385215 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 31b1db23-57f2-480b-b49b-3cb4f6385215 |
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