Repository logo
 
Publication

Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos

dc.contributor.authorPinto, Mariana Oliveira
dc.contributor.authorPereira, Luísa Álvares
dc.date.accessioned2019-04-11T14:49:48Z
dc.date.available2019-04-11T14:49:48Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.description.abstractEste artigo assenta na problemática da escrita como objeto de construção de conhecimentos e acentua a importância de os professores fazerem uma mediação da aprendizagem desta vertente da escrita. O objetivo deste texto é apresentar alguns resultados de um estudo no qual se analisam, num primeiro momento, as conceções e práticas de professores dos três ciclos do ensino básico e, posteriormente, as atividades de seleção de informação e escrita de uma exposição dos alunos de uma turma do 4º ano de escolaridade. Os resultados evidenciam ausência de critérios específicos de avaliação e utilização de instruções de escrita pouco orientadoras da produção de um determinado (género de) texto por parte dos alunos. Por sua vez, estes revelaram dificuldades quer na seleção de informação, quer na produção do género pedido, já que o texto final apresenta uma colagem de partes de textos lidos, sem qualquer configuração textual regida pelo género.pt_PT
dc.description.abstractThis article focuses on the issue of writing as a knowledge construction object and highlights the importance of teacher mediation on the learning of this type of writing. The goal of this text is to present some results from a study that initially analysed the conceptions and practices of teachers from each of the three cycles of Portuguese compulsory education (K-1 to K-9), and, afterwards, the activities of information selection and of writing an expository text by students from a fourth grade class (K-4). Results show a lack of specific criteria in evaluating writing and the use of writing instructions that are insufficient in guiding the students to write a specific text (genre). On the students’ part, they revealed difficulties in both information selection and in the production of the requested genre, since their final text presents a collage of texts, without the textual configuration required by the genre.en
dc.description.abstractEste artículo se basa en el asunto de la escritura como instrumento en la construcción del conocimiento y resalta la importancia de los profesores en su papel de mediadores del aprendizaje. El propósito de este trabajo es presentar algunos resultados de un estudio en el cuál se analiza, en un primer momento, las concepciones y prácticas de los profesores de los tres ciclos de la educación básica y, posteriormente, las actividades de selección de la información y de escritura de una exposición por parte de alumnos de una clase de cuarto grado. Los resultados muestran una ausencia de criterios específicos de evaluación y el uso de algunas instrucciones escritas poco claras que guíen a los alumnos en la producción de un determinado (género de) texto. Estos, a su vez, mostraron dificultades tanto en la selección de la información, como en la producción del tipo de texto pedido, una vez que el texto final presenta partes de textos copiados de textos leídos sin ninguna configuración textual requerida por el género.spa
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, M. O. & Pereira, L. A. (2016). Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunos. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), 109-139.pt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.7936
dc.identifier.doi10.21814/rpe.7936
dc.identifier.issn2183-0452
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28235
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/issue/view/651pt_PT
dc.subjectEscrever para aprenderpt_PT
dc.subjectExposição escritapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectGéneros textuaispt_PT
dc.subjectWrite to learnen
dc.subjectWritten expositionen
dc.subjectCompulsory educationen
dc.subjectText genreen
dc.subjectEscribir para aprenderspa
dc.subjectExposición escritaspa
dc.subjectEducación básicaspa
dc.subjectGéneros textualesspa
dc.titleEscrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMinhopt_PT
oaire.citation.endPage139pt_PT
oaire.citation.startPage109pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume29, n. 2pt_PT
person.familyNameOliveira Pinto
person.givenNameMariana
person.identifier.ciencia-id9B11-9FC4-C097
person.identifier.orcid0000-0002-3077-3202
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublicationc68ee540-130a-47b1-84c0-0b1714424bf3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc68ee540-130a-47b1-84c0-0b1714424bf3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Escrever para aprender no ensino básico- pp. 109-139.pdf
Size:
10.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: